Benfica no tudo por tudo para ter Aursnes
O médio Fredrik Aursnes contraiu uma lesão muscular no treino da manhã de quinta-feira, falhou o jogo com o Santa Clara, para o campeonato, e está em dúvida para o duelo de terça-feira com o Real Madrid, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League.
A recuperação do médio nórdico é considerada muito difícil, porém, apurou A BOLA, os encarnados ainda mantêm alguma esperança de que o jogador possa ser opção, pelo menos como alternativa no banco de suplentes, cenário que dependerá da resposta aos tratamentos, da gestão de carga nos treinos e das sucessivas reavaliações dos médicos do clube.
Aursnes é um dos jogadores com mais peso na temporada encarnada. O encontro com o Santa Clara foi o primeiro que falhou: esteve em 40 dos 41 jogos da equipa, 38 como titular, somando 3.420 minutos, o segundo registo mais elevado do plantel, apenas atrás do lateral-esquerdo Samuel Dahl, com 3.427 minutos. Há algum tempo que o médio lidava com sinais de desgaste competitivo, fator que aumentou o risco de lesão. «Na parte final do jogo, tive de me benzer para pôr o Aursnes em campo porque era um risco enorme, mas senti que a equipa precisava da sua tranquilidade [...] A situação do Aursnes é preocupante», admitiu o treinador no final do jogo com o Estoril (3-1), para a Liga, no dia 3 de janeiro.
O incrível registo de Aursnes nas 4 épocas de Benfica:
Além de ser solução para várias posições — já atuou como ala, lateral e, nos últimos jogos, alinhou como médio, o lugar para o qual foi originalmente contratado ao Feyenoord, em 2022/23 —, Aursnes também tem contribuído com números, somando quatro golos e sete assistências esta época. O nórdico garante tranquilidade a Mourinho para colocar em prática a estratégia frente ao Real Madrid e para responder às mudanças que o jogo possa exigir.
A eventual ausência de Aursnes torna-se ainda mais significativa numa fase em que o setor do meio-campo enfrenta problemas: Manu Silva voltou recentemente à competição, depois de quase um ano a recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo, e ainda procura a melhor condição física, enquanto Enzo Barrenechea está apto para jogar, mas continua a fortalecer o ombro direito após lesão e corre para recuperar ritmo competitivo.