Rui Vitória deixou de ser treinador do Panathinaikos: tinha apenas uma vitória em oito jogos esta época - Foto: IMAGO

A culpa do Sporting no adeus de Rui Vitória ao Panathinaikos

Vendas de Ioannids e Vagiannidis aos leões, em contraposição à aquisição de reforços abaixo da qualidade daquela dupla, ajudam a explicar parte dos motivos da saída do treinador português do emblema de Atenas

Rui Vitória deixou na manhã desta segunda-feira o comando técnico do Panathinaikos e o culpado pode ser o... Sporting.

Ao que A BOLA apurou junto de fontes próximas do técnico português de 55 anos, Rui Vitória e o Panathinaikos chegaram a acordo para uma rescisão amigável do contrato.

A decisão terá sido acertada após reunião com o diretor desportivo do clube, Spyros Vlachos, na manhã desta segunda-feira e, da parte do treinador, considerou-se que não estavam reunidas as condições para continuar no projeto, nomeadamente pela falta de qualidade dos jogadores que foram contratados, em comparação com os atletas que saíram, por exemplo, para o Sporting - o avançado Ioannidis e o lateral Vagiannidis - e que representaram as maiores vendas de sempre do Pana.

O Panathinaikos, no qual está também o português Renato Sanches, venceu apenas uma partida, em oito possíveis, neste arranque de temporada, somando ainda duas derrotas (a última no passado domingo) e cinco empates. A equipa já tinha caído da UEFA Champions League para a UEFA Europa League.

Rui Vitória, antigo treinador de Benfica e Vitória de Guimarães, entre outros, estava no emblema grego desde 31 de outubro de 2024.