A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Moreirense-FC Porto
30' Sem penálti. Jogador do Moreirense falha a interceção da bola e é essa tentativa de pontapear o esférico, que não conseguiu, que o desequilibrou, não houve por parte de Pepê, que estava nas suas costas, qualquer carga, agarrão, rasteira ou empurrão. Tudo certo.
35' Fora de jogo. Golo bem anulado por indicação do árbitro assistente e posteriormente confirmado pelo VAR, pois no momento do passe de Pepê para Gabri Veiga este está adiantado em relação ao penúltimo adversário.
43' Cartão amarelo bem mostrado a Alanzinho por uma entrada às pernas de Alan Varela quando este fazia uma transição ofensiva, uma entrada negligente e também uma falta tática que apenas quis destruir a jogada.
45+1' Pontapé de penálti que o árbitro não assinalou, numa falta clara e óbvia cometida por Yan Maranhão sobre Victor Froholdt, na ocasião apôs ser batido o pontapé de canto e com a bola já em jogo. O jogador do Moreirense, com a sua mão direita, agarrou e puxou de forma persistente, evidente e ostensiva a camisola do jogador portista, com a consequência quer da sua queda quer do impedir de chegar à bola. Faltou mostrar o respetivo cartão amarelo.
45+1' Cartão amarelo mostrado a Maracás por protestar com o árbitro quando este ia para o monitor após ter sido chamado pelo VAR para verificar se havia ou não penálti a favor dos dragões.
45+6' Borja Sainz entra em 'tackle' sobre Bernardo. uma entrada negligente passível de cartão amarelo que foi bem mostrado.
47' Há um contacto com os braços sobre Gabri Veiga, mas fora da área. Fica a ideia de não haver agarrão, mas sim uma queda de quem tira proveito desse contacto, após não conseguir dominar a bola, com uma única repetição de longe sobram dúvidas de haver ou não infração, a certeza é que foi fora da área. O VAR não poderia intervir em caso de livre direto, mas como se tratava de um jogador isolado em clara oportunidade de golo, poderia intervir para a questão do vermelho, com melhores repetições o videoárbitro não o fez, e eu também dou benefício da duvida para a decisão.
62' Fora de jogo anula o penálti. William Gomes, antes de sofrer falta na área por trás (uma troca de pés) cometida por Dinis Pinto, saiu de posição de fora de jogo e depois ainda fez falta atacante sobre Teguia. Se o VAR considerasse penálti, seria anulado pela posição irregular do atacante brasileiro.
76' Segundo amarelo. Maracás, ao entrar por trás sobre Samu, acaba por, com a sola da bota, acertar no calcanhar do pé esquerdo do avançado espanhol dos dragões. Uma entrada negligente, passível de cartão amarelo, que seria o segundo e que daria expulsão.
78' A falta cometida por sobre Deniz Gul sobre Dinis Pinto foi fora da área. De relembrar que as infrações, como o empurrar, são assinaladas onde tem início a ação e, neste caso, a mão direita do jogador portista no ombro esquerdo do jogador do Moreirense começou fora da área. Bem o árbitro a assinalar apenas livre direto e não pontapé de penálti.
88' Sem falta e sem fora de jogo. No momento em que a bola é desviada ao primeiro poste, Gul, que vai finalizar, não está em posição irregular. Álvaro Martínez coloca em jogo o avançado dos dragões. Ao primeiro poste, Froholdt não fez falta atacante.
90' Foram dados dez minutos de tempo extra com base nas paragens para substituições, onde entraram oito jogadores, foi mostrado um amarelo e ainda houve um golo, mas tivemos várias paragens com idas aos bancos, até com advertências, e várias situações de espera para que o VAR analisasse os diversos lances do segundo tempo.
Nota do árbitro João Gonçalves (5)
Peça atualizada às 10h57 de 28 de outubro de 2025