A ameaça de Tapie a ex-jogador: «Se não saíres, vou arruinar-te a carreira»
Bernard Tapie é uma figura marcante da história do Marselha e do futebol europeu, pelos títulos que conquistou enquanto dirigente, mas também pelas inúmeras polémicas em que se viu envolvido. E uma delas esteve relacionada com a contratação de Rafa Martin Vázquez.
Depois de uma longa passagem pelo Real Madrid e de dois anos no Torino, o Marselha contratou-o no verão de 1992… mas rapidamente quis desfazer-se o jogador, que até começara a época com três golos nos primeiros jogos.
«De um dia para o outro, comecei a sentir que o treinador estava mais distante», conta a antiga lenda do Real Madrid numa entrevista ao As. Vázquez foi depois convocado para uma reunião com Jean-Pierre Bernès, então dirigente do clube e braço direito do presidente Bernard Tapie.
«Bernès e outra pessoa vieram dizer-me que eu não era o jogador que eles imaginavam. Eram desculpas. Não podem dizer-me que não sou o jogador que queriam, quando me perseguiram durante um ano e queriam recrutar-me. Agora que estou aqui, a equipa ganha e eu até marco golos...»
Temporada 1989-90, el Real Madrid de hace 35 años. Rafa Martín Vázquez, uno de los grandes protagonistas de la campaña.
— Rancoma (@Rancoma_) March 3, 2025
📸 Fotografía de Juan Navarro. Don Balón. pic.twitter.com/8u4SQaBUxR
«Pouco depois», Vázquez percebeu um pouco melhor porque o queriam exilar: «O agente belga que trabalhava com o Marselha ligou-me para casa para me dizer que eles queriam que eu saísse, porque o Real Madrid queria contratar-me e havia uma oferta muito importante.»
«Faltava-lhe apenas o chapéu do Al Capone»
Estando o espanhol determinado em ficar em Marselha, «as coisas pioraram». E foi aí que se deu a desagradável conversa com Bernard Tapie.
«Um dia, quando eu estava no hotel onde estávamos reunidos para jogar em casa contra o Mónaco, entrei no autocarro, sentei-me perto da janela e vi Bernard Tapie, o presidente, a entrar. Ele cumprimentou toda a gente e, quando chegou à minha altura, sentou-se ao meu lado. “Disseram-me que não queria sair”. Eu respondi: “Não, senhor presidente, estou muito feliz aqui”. E na terceira vez que eu disse não, faltava-lhe apenas o chapéu do Al Capone, ele disse-me: “Acho que não me entendeste bem. Se não saíres, vou arruinar-te a carreira. Vais jogar na terceira divisão”. Quando cheguei a casa, disse à minha mulher que tínhamos de fazer as malas.»
Foi a gota de água para Vázquez no Marselha. A transferência para o Real Madrid concretizou-se mesmo. Agora, mais de 30 anos depois deste episódio, o Marselha convidou o antigo jogador para assistir, na tribuna do Bernabéu, ao encontro desta terça-feira com o Real Madrid.