Gmail
Gmail - Foto: IMAGO

183 milhões de palavras-passe do Gmail roubadas

Site 'Have I Been Pwned' denuncia falha de segurança

Foi emitido um aviso aos utilizadores do Gmail sobre um ataque informático de grande dimensão que terá deixado vulneráveis cerca de 183 milhões de contas de email.

Os dados que foram divulgados online não incluem apenas os endereços de email, mas também as palavras-passe que se acredita estarem associadas a essas contas.

Esta violação de segurança pode permitir que piratas informáticos acedam não só às contas de email, mas também a todos os outros serviços cujas credenciais dependem do Gmail.

A falha de segurança ocorreu em abril deste ano, mas só foi recentemente assinalada pelo Have I Been Pwned, um site que monitoriza violações de dados para alertar os utilizadores.

Segundo Troy Hunt, responsável pelo site, os dados provêm de um ataque informático muito mais vasto, compilado a partir de várias fontes na internet.

Os utilizadores podem verificar se os seus emails e palavras-passe fazem parte deste ou de outros ataques registados através do referido website. No total, a plataforma já rastreou 917 sites que sofreram violações de dados e mais de 15 mil milhões de contas.

Caso uma conta tenha sido comprometida, ou haja suspeita disso, existem algumas medidas simples recomendadas: alteração da palavra-passe do Gmail e a ativação da autenticação de dois fatores.