Reagir e não deixar 'rugir' em jogo de grandes motivações
Já lá vão uns dias desde a eliminação da Taça de Portugal. Os vimaranenses, que vinham de seis jogos seguidos sem perder, foram surpreendidos no próprio reduto pelo Aves SAD (0-1).
Jogos são jogos e o próximo é de reagir - esta terça-feira, às 20h45, frente ao Sporting. A ordem foi dada por Luís Pinto. No fim do jogo da prova rainha, o treinador disse que a equipa tem de ter capacidade de dar uma resposta positiva: «Queremos ter capacidade de reagir junto daqueles que querem e estão capazes de reagir connosco.»
«Temos de agarrar-nos aos 6000 adeptos que estiveram aqui presentes e tentar fazer com que no próximo jogo - onde acredito que estarão mais - possamos dar passos em frente e voltar ao caminho que queremos, que é o caminho dos bons resultados», apelou o técnico dos conquistadores, antevendo esse jogo contra o bicampeão nacional, que deverá efetivamente ter uma casa mais bem composta.
A motivação de ir ao D. Afonso Henriques será extra, se tivermos em conta o histórico recente de resultados entre leões e conquistadores no castelo. É que o supramencionado «bicampeão» não conseguiu passar naquela fortaleza, nos últimos dois anos.
Em 2023/24, perdeu 3-2. Nesse jogo a 9 de dezembro de 2023, os verdes e brancos adiantaram-se no marcador, mas três Silvas - Tiago, André e Dani - deram a volta.
Em 2024/25, a parada da loucura entre estes emblemas aumentou. O Sporting esteve a ganhar 3-1, o Vitória de Guimarães virou para 4-3, no espaço de 15 minutos, mas, ao cair do pano (90+5'), Trincão resgatou o empate para os comandados de Rui Borges - que se tinha transferido dali para Lisboa poucos dias antes.
Parece que na fortaleza do castelo vimaranense, o Vitória de Guimarães tem sabido bem como domar o leão. Esta estatística pode dar motivação extra aos comandados de Luís Pinto, depois do desconsolo da Taça de Portugal.
Em sete jogos para o campeonato no próprio reduto, esta época, conquistadores só perderam uma vez: a 1 de novembro, frente ao Benfica (0-3). De resto, somam três empates - Arouca (1-1), SC Braga (1-1) e Gil Vicente (0-0) - e três vitórias - Estoril (3-1), Santa Clara (2-1) e Aves SAD (4-0).
Artigos Relacionados: