Verstappen? Piastri é que foi Super nas ruas de Jeddah

FÓRMULA 120.04.202520:01

Australiano levou a melhor sobre o neerlandês, que começou na 'pole position', e conquistou a terceira vitória da temporada, a segunda consecutiva

Oscar Piastri (McLaren) foi o grande vencedor do Grande Prémio da Arábia Saudita. Na noite de Jeddah, o australiano bateu a concorrência de Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) para subir ao lugar mais alto do pódio, pela segunda vez consecutiva, a terceira nesta temporada. 

Primeira volta... caótica 

O primeiro capítulo do GP saudita teve logo muito para contar. Na frente, Piastri partiu melhor e ameaçou a liderança de Verstappen, que partiu da pole. O piloto da McLaren chegou mesmo a ganhar vantagem sobre o tetracampeão, mas o neerlandês respondeu recuperando a posição... de forma ilegal. 
 
Ao responder à investida do eventual vencedor da corrida, o piloto da Red Bull saiu fora de pista e tirou partido disso para ultrapassar o Mclaren. Cinco segundos de penalização que foram cumpridos na ida às boxes e que se revelaram decisivos no final. 
 
Mas a primeira volta não ficou por aqui. Mais atrás, Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierre Gasly (Alpine) chocaram e tiveram de abandonar a corrida. Pela primeira e única vez, o Safety Car foi chamado à ação. 

A missão de Norris 

As atenções desta corrida não estavam centradas apenas nos lugares cimeiros. Depois de uma qualificação azarada, Lando Norris (McLaren) partiu do 10.º lugar, mas com intenções de chegar à frente. 
 
O britânico saltou duas posições após o acidente na volta inaugural e não demorou muito para ultrapassar Carlos Sainz (Williams), que seguia em sétimo. 
 
Depois, chegou um dos duelos da noite: Norris contra Lewis Hamilton (Ferrari). O então líder do mundial tentou, por várias vezes, levar a melhor sobre o heptacampeão, que respondia a todas as investidas. Contudo, na 15.ª volta, Norris conseguiu o que queria e deixou o monolugar da Scuderia para trás. Mas não ficou por aqui. 

A aproveitar de forma excepcional os pneus duros, Norris centrou as atenções no próximo alvo: Kimi Antonelli (Mercedes). Sem argumentos para contrariar britânico, o italiano vergou na 19.ª volta. 

Piastri geriu... Verstappen assistiu 

Após todos os pilotos terem ido às boxes, Piastri assumiu a liderança da corrida e nunca mais a largou. Sempre sereno, o australiano geriu bem a vantagem sobre Verstappen, que não conseguiu descer dos 3s de atraso para o McLaren. 
 
Mais atrás, Lando Norris ‘caçou’ a sexta e última presa, depois de deixar George Russell (Mercedes) para trás e assumir o quarto lugar. Tudo indicava que ia discutir o pódio com Leclerc, mas o monegasco seguia num grande ritmo e não se deixou apanhar. 
 
Nota para a grande prestação de Isack Hadjar (Racing Bulls), que subiu aos pontos, ficando no 10.º lugar, atrás de Albon (Williams), Sainz, Hamilton e Antonelli. 
Russell ficou em quinto, Norris em quarto. 
 
Com este triunfo, Piastri destrona o colega de equipa e passa a liderar o campeonato de pilotos, com 99 pontos. 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer