Kokçu, médio do Benfica (IMAGO / Maciej Rogowski)

Pai de Kokçu espera acordo entre Benfica e Besiktas: «Ficaríamos felizes»

Halis Kokçu lembra que o filho sempre assumiu o sentimento pelo emblema turco

O pai de Orkun Kokçu não esconde que o jogador ficaria feliz com uma transferência para o Besiktas, até porque o médio nunca escondeu que era adepto das águias negras de Istambul. Halis Kokçu garante, contudo, que não vai interferir nas negociações, e reforça a ideia de que é preciso chegar a acordo com o Benfica, que pretende recuperar o investimento que fez em 2023.

«O meu filho sempre foi aberto relativamente ao Besiktas. Fez declarações claras sobre o clube, falou com o coração. Atualmente tem contrato com o Benfica. Quem estiver interessado terá de pagar ao Benfica, que pagou 29,7 milhões de euros ao Feyenoord para comprá-lo. Eles também não querem perder dinheiro. O Benfica vai decidir. Eu não interfiro no negócio», garantiu o pai do jogador, em declarações ao jornal turco Hurriyet.

Halis Kokçu lembrou, de resto, que Orkun já foi pretendido pelo Besiktas anteriormente, mas as negociações até acabaram por deixar uma marca negativa na família, que agora pode ser amenizada. «Quando meu filho jogava pelo Feyenoord tivemos um encontro com Erdal Torunogullari [ndr. antigo dirigente do Besiktas]. Depois veio o Serkan Reçber, então diretor do clube, com quem tivemos uma conversa, e com o qual chegámos a acordo, mas aqueles que administravam o clube naquela época, aqueles que geriam o dinheiro, não agiram bem. Disseram que tinham encontrado um melhor do que meu filho», recordou o pai do jogador.

«Mostrámos toda a proximidade ao Besiktas no passado. É uma questão de oferta e procura. No passado o meu filho já deixou mensagens que mostravam a sua vontade de jogar no Besiktas. Claro que ficaríamos felizes se isso acontecesse agora. Mas é preciso chegar a acordo, até porque existem outros pretendentes», alertou Halis.

De recordar que o presidente do Besiktas, Serdal Adali, esteve recentemente em Portugal para acelerar a contratação de Orkun Kokçu, até porque o emblema turco quer fechar negócio esta semana ainda. Tal como A BOLA já noticiou, o acordo está próximo, e contemplará um empréstimo válido por uma época, com opção de compra obrigatória de 25 milhões de euros, fixos, mais 5 milhões em bónus que também terão de ser assumidos pelo emblema turco. Na prática será então uma transferência de 30 milhões, permitindo que o Benfica recupere o investimento feito no jogador há dois anos.

A SAD liderada por Rui Costa encara com bons olhos a venda de Kokçu, tendo em conta que o rendimento do jogador ficou aquém do esperado, nestes dois anos, também por força do choque cultural que o internacional turco sempre sentiu em Portugal. Mais relevante ainda é a marca deixada pelo desentendimento com Bruno Lage no Mundial, com Kokçu a reagir mal a uma substituição e a contestar publicamente a decisão do treinador, que alimentou a discussão.

Neste contexto, Kokçu está também interessado em mudar de ares, ainda para mais quando tem o interesse do Besiktas, clube do qual é adepto desde pequeno. Para além disso é seduzido por um contrato de cinco épocas, a receber cerca de cinco milhões/ano, limpos, e provavelmente com a camisola 10 nas costas e promessas de estatuto de capitão. Será a contratação mais alta da história do Besiktas.

Sugestão de vídeo:

ARTIGO ATUALIZADO