Rytas Vilnius entra na corrida à NBA Europa
O Rytas Vilnius, anteriormente conhecido como Lietuvos Rytas, anunciou o seu ambicioso objetivo de integrar o projeto da NBA Europa, encarando a nova liga como uma oportunidade histórica para transformar o basquetebol europeu e que tem data de arranque marcada para outubro de 2027.
No seu comunicado, o clube da capital lituana esclarece que vê a colaboração entre a NBA e a FIBA como um passo decisivo para a profissionalização do mercado de basquetebol na Europa e para o aproveitamento do seu – como referido – «potencial comercial subvalorizado» no continente.
O Rytas revela que pretende estar na linha da frente dos desenvolvimentos, considerando que a introdução do modelo de negócio da NBA na Europa irá mudar radicalmente as regras do basquetebol de clubes.
No âmbito deste planeamento, o clube já realizou reuniões com a Câmara Municipal de Vilnius, tendo ambas as partes concordado que uma equipa de nível NBA Europa na cidade poderia: reforçar a visibilidade internacional da capital, atrair investimentos e estabelecer Vilnius como um centro de basquetebol.
O projeto de integração na NBA Europa faz parte de uma estratégia mais ampla de reorganização. O Rytas anunciou recentemente um novo CEO, Martynas Giga, e, em paralelo, está a investir em infraestruturas modernas e num modelo de gestão profissional. O próprio Giga sublinhou que o clube já se encontra numa posição vantajosa devido à sua presença no ecossistema da FIBA, o que significa que está mais próximo da NBA Europe.
«Quando se avalia o mercado do basquetebol, é evidente que na Europa este permanece subvalorizado. Vejo o Rytas como uma organização com um potencial enorme que devemos aproveitar. Vilnius, com a sua dimensão económica e história no basquetebol, deve ser a força motriz da região, e a NBA Europe é a janela de oportunidade que se abre agora. O nosso objetivo é criar uma organização pronta para atrair investimentos de alto nível e oferecer aos adeptos a experiência que esta cidade merece», salientou Martynas Giga.