Bielorrússia elimina Portugal do Mundial com golo no último segundo
Bryshtsel marcou os quatro golos da Bielorrússia (FIFA)

Bielorrússia elimina Portugal do Mundial com golo no último segundo

FUTEBOL DE PRAIA22.02.202412:25

Bryshtsel foi uma das figuras do encontro, com quatro golos, e o guarda-redes Augustov foi a outra peça vital dos bielorrussos na vitória. Defrontam o vencedor do encontro entre Itália-Taiti na semifinal

Derrota muito amarga no Dubai para Portugal. A seleção nacional foi esta quinta-feira eliminada do Mundial de futebol de praia com desaire frente à Bielorrússia por 4-3, com golo no último segundo do prolongamento.

A equipa das quinas entrou muito bem no encontro, decidida a marcar nova presença na semifinal de um Campeonato do Mundo. Após muitas tentativas e chances de golo - muitas destas negadas com defesas do Augustov - no primeiro período, Duarte Algarvio quebrou a igualdade no marcador com golo aos oito minutos, confirmando a superioridade portuguesa.

Mas no segundo tempo, tudo mudou no espaço de um minuto e 20 segundos, pelos pés de Bryshtsel. Primeiro no pontapé de partida e depois através de livre direto. O jogador bielorrusso estava endiabrado e mostrou ser um verdadeiro pesadelo para a defesa lusa. Rúben Brilhante derrubou-o na área e este não perdoou ao marcar o penálti. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.

Mas o conjunto orientado por Mário Narciso não desistiu. Depois de algumas oportunidades desperdiçadas de bolas paradas, Jordan redimiu-se ao tomar muito balanço para rematar rasteiro e bater Augustov.

Estavam relançadas as esperanças portuguesas e, momentaneamente, estas foram recompensadas. Bernardo Lopes, que tantas ameaças fez, e cujos remates foram defendidos pelo guardião adversário, fez o empate após desviar remate de Pedro Mano, já no quinto minuto do terceiro período. Tudo fizeram as seleções para carimbar passaporte para as 'meias' no tempo regulamentar, mas o embate chegou ao prolongamento. E aí, veio o desgosto.

Com três minutos para disputar, bastou apenas um segundo para que a Bielorrússia marcasse o golo mais importante da tarde. E quem mais para além de Ihar Bryshtsel? No último segundo do jogo, o jogador aproveitou desvio do colega de equipa para rematar forte para as redes de Pedro Mano. Jordan tentou no último remate igualar a partida, mas foi bloqueado pela muralha oponente.

Termina assim a campanha lusa no Mundial e a Bielorrússia espera pelo vencedor do encontro Itália-Taiti, nas meias-finais da prova.

TERMINA A PARTIDA, BIELORRÚSSIA GANHA A PORTUGAL POR 4-3

Quatro golos de Bryshtsel, um no último segundo do tempo extra, eliminaram Portugal do Mundial de futebol de praia

3' TE - O que acaba de acontecer... (4-3)... No último remate da partida, no último segundo do encontro, quem mais além de Bryshtsel para fazer o quarto golo e eliminar Portugal dos quartos de final do Mundial. Jordan ainda tentou remate direto no recomeço do jogo - só havia tempo para isso -, mas este foi bloqueado pela muralha bielorrussa.

3' TE - QUASE MARCA A BIELORRÚSSIA! Com o guarda-redes português muito avançado no campo, os bielorrussos tentaram remate de longe, mas esta sai rente ao poste direito de Pedro Mano. Respira Portugal!

1' TE - Muito perigo para Portugal, mas Jordan salva a equipa com corte fundamental para impedir que o jogador bielorrusso ficasse isolado contra Pedro Mano!

COMEÇA O PROLONGAMENTO, COM REMATE DA BIELORRÚSSIA A SAIR AO LADO

3-3 NO TEMPO REGULAMENTAR E VAMOS A PROLONGAMENTO!

Portugal chegou à igualdade com golo de Bernardo Lopes, mas não conseguiu confirmar a reviravolta. Tudo em aberto neste jogo e qualquer equipa está muito perto de se qualificar para as meias-finais. Jogam-se mais 3 minutos.

12' - Estamos perto de entrar no último minuto do encontro e um erro pode ser fatal para ambas as equipas! Augustov volta a defender remate de Pedro Mano e Portugal já leva 49 ocasiões de golo contra as 41 da Bielorrússia.

10' - Faltam menos de três minutos para o fim do tempo regulamentar e os ânimos aquecem em campo. Jogo está muito físico e Leo Martins acabou de ver cartão amarelo por entrada dura a Hardzetski. Mantém-se o 3-3.

9' - Novamente Jordan a ameaçar e novamente Augustov a negar golo português. Bê Martins levantou a bola por cima da defesa bielorrussa e de primeira o jogador luso rematou para defesa do guardião adversário.

7' - Ambas as seleções estão a ter oportunidades de sair na frente do marcador, mas para já mantém-se a igualdade. A última chance foi de Miguel Pintado já muito perto da baliza, mas remate saiu por cima.

5' - E ESTÁ FEITO O EMPATE, 3-3! Ameaçou tantas vezes e finalmente Bernardo Lopes marcou, não sem muito mérito de Pedro Mano. O guarda-redes rematou de longe e Lopes desviou já muito perto da linha de golo para repôr a igualdade no encontro!

4' - Mantém-se o 2-3 mas muita sorte agora para Portugal! Pedro Mano consegue desviar remate de pontapé de bicicleta, mas o desvio da bola na areia ajudou a impedir golo da Bielorrússia. Faltam cerca de oito minutos para o encontro acabar!

2' - Portugal entra melhor e no espaço de um minuto e 10 segundos consegue criar quatro (!) ocasiões claras de golo, mas não consegue concretizar nenhuma!

RECOMEÇA A PARTIDA PARA OS ÚLTIMOS 12 MINUTOS DO JOGO!

ACABA O 2.º PERÍODO! BIELORRÚSSIA VENCE POR 3-2

12 minutos muito difícieis para a seleção lusa, com Bryshtsel a fazer três golos para a formação da Europa de Leste. Jordan conseguiu reduzir para o 2-3 já no final deste tempo e está tudo em aberto para o último período destes quartos de final.

12' - PORTUGAL FICA MUITO PERTO DO EMPATE! Pedro Mano encontrou Jordan na ala esquerda sozinho, mas o remate de Jordan sai desenquadrado da baliza! O jogador ficou deitado na areia com muitas queixas e acabou substituído depois de receber assistência médica.

11 - PORTUGAL REDUZ PARA 2-3! Jordan é derrubado por Hardzetski e com nova bola parada a favor dos lusos, o próprio Jordan tomou balanço e bateu Augustov com remate rasteiro para o lado mais afastado do guarda-redes bielorrusso! Seleção vai em busca do empate!

9' - QUE DEFESAS INCRÍVEIS DE AUGUSTOV! Não foi uma, nem duas, mas três defesas consecutivas do guarda-redes bielorrusso e todas através de remates de Bernardo Lopes. A segunda defesa foi mesmo já em cima da linha. Que exibição do guardião bielorruso, para muito azar de Portugal.

6' - 3-1 PARA A BIELORRÚSSIA! Num momento em que o encontro tinha arrefececido, Rúben Brilhante derrubou Bryshtsel na área portuguesa para dar penálti aos adversários. A figura da formação da Europa de Leste completou o hat-trick ao atirar a bola para o canto inferior direito e Pedro Mano para o outro.

3' - Portugal vive momentos difíceis no arranque deste segundo período. A Bielorrússia teve já mais duas oportunidades claras de golo, mas os desvios da areia salvaram a equipa das quinas do 1-3.

2' - MARCA A BIELORRÚSSIA E NOVAMENTE POR BRYSHTSEL(1-2)! Erro de Pedro Mano - agarrou a bola antes de entrar na área - deu livre perigosíssimo do lado direito do guarda-redes português. Novamente o bielorrusso não perdoou e rematou para o canto superior direito para confirmar a reviravolta no marcador.

1' - RECOMEÇA A PARTIDA COM O EMPATE DA BIELORRÚSSIA! Logo na bola de partida Bryshtsel remata potente para a baliza de Pedro Mano, que ainda foi desviado no poste direito para repôr a igualdade no jogo (1-1).

TERMINA O PRIMEIRO PERÍODO, PORTUGAL VENCE BIELORRÚSSIA POR 1-0!

Vale para já o golo de Duarte Algarvio (8') nestes 12 minutos iniciais, nos quais a seleção se mostrou superior e apenas Augustov impediu uma maior vantagem lusa

10' - Que incrível falhanço nada habitual de Léo Martins! Portugal encontrou-se num 2 para 1, Jordan do lado esquerdo serve o colega de equipa, que de baliza ABERTA remata ao lado da mesma. A seleção ficou muito perto do 2-0!

8' - E ESTÁ FEITO O PRIMEIRO GOLO DE PORTUGAL, 1-0! Grande tento luso! Tudo começa dos pés de Pedro Mano que levanta a bola para Duarte Algarvio e este, de primeira, remata forte do lado direito do campo sem hipóteses para Augustov. É

7' - Que defesa incrível de Pedro Mano! Quem mais para além de Augustov? O guardião rematou forte para o canto superior esquerdo, mas o voo do guarda-redes português salva desvantagem lusa!

6'- Nova defesa para Augustov e a bola teima em não entrar! Desta vez, foi o guarda-redes Pedro Mano a tentar enganar o guarda-redes bielorrusso com remate rasteira, mas a bola não sofreu nenhum desvio traiçoeiro e Augustov impediu golo português.

5' - Com apenas cinco minutos de jogo o guarda-redes bielorrusso está já a fazer uma grande exibição! Desta vez, através de novo livre batido por Jordan, Augustov defende com o peito o remate do português.

3'- UI, UI, UI! Pedro Mano volta a ameaçar golo de Portugal com remate muito potente perto do meio campo, mas Augustov desviou por cima da baliza com a ponta dos dedos!

1' - PORTUGAL MUITO PERTO DO GOLO! Jordan foi derrubado perto da baliza de Augustov, mas na concretização da bola parada, o remate saiu ligeiramento ao lado. Primeiro sinal de perigo do encontro!

COMEÇA A PARTIDA!

Portugal tem a primeira posse de bola

ENTRAM AS EQUIPAS! DENTRO DE MOMENTOS CANTAM-SE OS HINOS!

Já são conhecidos os cinco iniciais:

Cinco inicial de Portugal: Pedro Mano (GR), André Lourenço, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins

SUPLENTES: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, Bruno Torres (capitão), Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado

Cinco inicial de Bielorrússia: Mikhail Avgustov (GR), Vadzim Bokach, Ivan Kanstantsinau (Capitão), Anatoliy Ryabko e Mikita Chaikouski

SUPLENTES: Uladzimir Ustsinovich (GR), Artsemi Drozd, Aleh Hapon, Yury Piatrouski, Novikau Yauheni, Ihar Bryshtsel e Yahor Hardzetski



Boa tarde! A partir das 13.00 h, a seleção nacional de futebol de praia mede forças com a Bielorrússia nos quartos de final do Mundial de futebol de praia. Pode acompanhar aqui o jogo connosco e na mesa está a discussão por um lugar nas 'meias' da prova.

A equipa das quinas apurou-se em segundo lugar ao derrotar as seleções de Omã e México, e com desaire no prolongamento frente ao Brasil. Já os bielorrussos, apuraram-se com pleno de vitórias frente a Japão, Colômbia e Senegal.

O objetivo, tal como apontou o selecionador Mário Narciso, é conquistar o terceiro Campeonato do Mundo da história lusa. Caso vença o adversário deste encontro, vai encontrar o vencedor da partida entre Itália-Taiti.