Wilson Eduardo: «Liga cipriota está longe da portuguesa, mas tem jogadores com qualidade»
Wilson Eduardo com a camisola do Analyaspor. Foto: IMAGO/ANP

Wilson Eduardo: «Liga cipriota está longe da portuguesa, mas tem jogadores com qualidade»

NACIONAL30.11.202317:36

Avançado do APOEL, treinado por Sá Pinto, falou com A BOLA sobre as expetativas para a época

Wilson Eduardo, atualmente a jogar no APOEL, mostrou-se orgulhoso da boa época que o APOEL está a realizar, e reiterou a expetativa de a equipa cipriota garantir o título de campeã no final da temporada.

O avançado, que já passou por Sporting, Dínamo Zagreb, Braga ou Alanyaspor, relembra que «já o ano passado o APOEL não foi campeão por 1 ponto», e que tendo mantido «a maior parte dos jogadores da época passada», as hipóteses são muito boas: «Este ano, com uma nova liderança e forma de ver o futebol, as coisas estão a resultar. Tivemos oito jornadas só com vitórias, perdemos na última contra o segundo posicionado [Limassol] por um detalhe, e agora temos outra metade do campeonato mais os playoffs para lutar pelo campeonato», frisou.

A equipa de Nicosia, que «já não ganha o campeonato há alguns anos, mas assume-se a querer vencer», foi buscar Ricardo Sá Pinto para liderar a busca pelo título que lhes escapa desde 2018/2019, e o treinador estendeu o convite ao extremo, que aceitou de bom grado: «Eu já o conhecia do Braga, gosto de trabalhar com ele. Quando veio para aqui falou-me da possibilidade de eu vir. Gostei de trabalhar com ele, é fácil porque já estou habituado e já conheço a maneira dele de liderar», referiu.

Questionado sobre a qualidade da liga cipriota e do futebol no país, Wilson é da opinião que «a liga está longe do que temos em Portugal», ressalvando, no entanto, que «tem jogadores com qualidade»: «Há uns anos, muitos jogadores vinham cá para terminar a carreira. Atualmente já vemos jogadores mais jovens a vir para o Chipre, mas a verdade é que não está ao nível das melhores ligas, isso é impensável. Mas tem bons jogadores e boas equipas, acaba por ser um campeonato competitivo porque tem muitas equipas que lutam pelo título.»

O campeonato do Chipre vai com 12 jornadas neste momento, com a liderança repartida por três clubes: APOEL, Aris Limassol e Pafos FC, todos com 26 pontos.