Ruben Amorim é treinador do Man. United desde novembro de 2024 (IMAGO) - Foto: IMAGO

Wenger não quer Ruben Amorim na Champions da próxima época

Francês considera que nem Manchester United nem Tottenham deviam ser autorizados a participar na prova milionária na próxima época, mesmo que ganhem a UEFA Europa League

O lendário treinador Arsène Wenger, atual diretor de Desenvolvimento Global da FIFA, acha que Manchester United ou Tottenham não deveriam conquistar um lugar na UEFA Champions League da próxima época, mesmo que vençam a UEFA Europa League deste ano.

«Não deviam [ir à UEFA Champions League]. Deveriam qualificar-se automaticamente para a UEFA Europa League, mas não necessariamente para a Champions. Especialmente quando se está na Premier League, onde já se qualificam cinco equipas. Penso que é algo que a UEFA deve pensar e rever», disse o francês, à BeIN Sports.

Arsène Wenger (IMAGO)

«Por outro lado, as pessoas dirão que, para manter a UEFA Europa League interessante e motivante, é preciso dar-lhes esse prémio [a qualificação para a Champions]», acrescentou.

Apesar do mau desempenho na Premier League, red devils e spurs estão em boa posição para chegar à final de Bilbau, depois de terem vencido os respetivos encontros da primeira mão das meias-finais. A equipa de Ruben Amorim goleou fora o Athletic Bilbao, por 3-0, enquanto os londrinos venceram em casa os noruegueses do Bodo/Glimt, por 3-1.

A UEFA alterou as suas regras em 2014 para permitir que os vencedores da UEFA Europa League se qualifiquem para a UEFA Champions League.

Wenger deixou o Arsenal, em 2018, antes de ser nomeado diretor da FIFA para o desenvolvimento global do futebol, um ano mais tarde. Propôs uma série de mudanças controversas, incluindo alterações à regra do fora de jogo e um Campeonato do Mundo bienal.

Sugestão de vídeo