16 fevereiro 2025, 15:22
Funeral de Pinto da Costa: todos de azul, tudo pago e quem não foi 'convidado'
Ex-presidente dos dragões escreveu no livro 'Azul Até ao Fim' aqueles que lhe eram 'personas non gratas'
Presidente do FC Porto não quer ir contra o desejo do antigo dirigente
André Villas-Boas confirmou que não tenciona marcar presença no funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, marcado para esta segunda-feira às 11.00 horas, respeitando o desejo do antigo presidente do FC Porto.
16 fevereiro 2025, 15:22
Ex-presidente dos dragões escreveu no livro 'Azul Até ao Fim' aqueles que lhe eram 'personas non gratas'
Falando aos jornalistas presentes à saída do Estádio Algarve, depois da vitória do FC Porto sobre o Farense, Villas-Boas explicou a sua decisão: «Tenho muito apreço por Pinto da Costa e pela sua palavra, portanto não quero hostilizar nem o momento, que é solene, nem a sua família, nem estar a ir contra a sua palavra, que foi direta e clara. Pretendo respeitá-la e assim será se o cortejo fúnebre se deslocar ao Estádio do Dragão. Havendo algum desejo da família, repensarei, mas foi uma palavra dita em vida e que tenciono respeitar.»
Villas-Boas, que derrotou Pinto da Costa nas eleições presidenciais do FC Porto em abril de 2024, enalteceu também a vitória dos dragões num dia muito difícil «para a nação portista»: «É um primeiro dia de luto, de profunda tristeza e de dor. É difícil jogar neste dia, perdeu-se o nosso maior líder, uma pessoa que transformou o FC Porto desde 1982 e que orientou o portismo de muita gente, eu incluído.»
«Dedicamos-lhe esta vitória e à sua família enlutada, à qual prestamos os nossos mais sinceros pêsames. A equipa vai agora prestar a sua homenagem e amanhã estará no funeral. Pinto da Costa será sempre o presidente dos presidentes do FC Porto. Traz muito boas memórias, não só de vitórias, mas também de toda a sua ironia, sagacidade, o conforto e alento que deu a tantos portistas para sonharem mais alto e queremos muito guardá-lo para sempre no nosso coração», continuou o dirigente.
Villas-Boas expressou também o desejo que tem para esta segunda-feira, dia do funeral de Pinto da Costa: «O FC Porto disponibilizou o seu estádio, gostávamos muito de ter Pinto da Costa connosco. Temos de respeitar a vontade da família, com a qual temos estado em contacto no sentido de, pelo menos, garantir que os portistas se possam despedir de Pinto da Costa. Compreendendo o momento de dor de toda a nação portista, mas sobretudo para a família, temos de dar o espaço para decidirem em conformidade com o que acham melhor para o seu familiar.»
«Gostaríamos que o cortejo fúnebre passasse pelo Estádio do Dragão, mas vamos respeitar toda e qualquer decisão da família. Estamos preparados para isso. Temos indicação, por parte da polícia, de que o carro irá na direção do estádio e gostávamos muito que os sócios se despedissem, mas que também o presidente passasse um momento único no estádio que construiu, num clube que ajudou a construir e que nesse momento tocasse o hino do FC Porto», terminou.
Artigo atualizado às 21.32 horas.