Vídeo: árbitro irradiado depois de jogo polémico... e festejos com a equipa
Um final de temporada atribulado nos Países Baixos, com um árbitro a ser irradiado depois de aparentemente apanhado a festejar um título com uma equipa que tinha acabado de apitar.
A história refere-se ao último fim de semana na quarta divisão dos Países Baixos: o árbitro Jan Smit apitou um jogo entre o St. George e o SV De Valken, decisivo para a atribuição do título. Expulsou três jogadores do De Valken e um dos treinadores, além de ter dado 15 minutos de compensação. Nesse tempo, o guarda-redes Dave Laan empatou a partida para o St. George, o que foi suficiente para se sagrar campeão. O jogo acabou imediatamente.
Depois, nas imagens da festa do título, é possível ver Smit entre os jogadores do St. George a comemorar e até a levantar a bandeja de campeão.
A federação de futebol reagiu de imediato, irradiando o árbitro.
Smit, que também é cantor, ensaiou uma defesa: «Só cantei uma música e segurei o troféu uma vez.»
Un árbitro de la 4ª división de Países Bajos ha sido sancionado de por vida después de publicarse un vídeo en la que celebra el título con el equipo ganador de un partido que arbitró y que acabó con 15 minutos de añadido y 4 expulsiones del equipo rival.pic.twitter.com/dkPQVCdwzF
— GRADA B pro (@GradaBpro) May 17, 2024
«Compreendo que o SV De Valken esteja desiludido com o jogo, mas acredito que os quatro cartões vermelhos foram cem por cento justificados. Antes do jogo, os jogadores do St. George perguntaram-me se eu queria cantar uma canção depois, já o fiz muitas vezes no passado. Entre outras, no Spartans, VVS, Grasshoppers e também em Amesterdão, no ASV Arsenal», comentou ao jornal NH Nieuws.
«Eu respondi que se eles fossem campeões, cantaria. Durante o refrão, o troféu foi passado para as minhas mãos e segurei-o. Mas a outra equipa não gostou e enviaram o vídeo para a federação com uma queixa. Só cantei uma música, não estava na festa. É triste que a federação me faça isto… Não houve nenhum inquérito, só viram o vídeo.»
Smit já tinha estado suspenso em 2021 por não concordar com restrições Covid-19.