Vídeo: árbitro irradiado depois de jogo polémico... e festejos com a equipa

Aconteceu na quarta divisão dos Países Baixos

Um final de temporada atribulado nos Países Baixos, com um árbitro a ser irradiado depois de aparentemente apanhado a festejar um título com uma equipa que tinha acabado de apitar.

A história refere-se ao último fim de semana na quarta divisão dos Países Baixos: o árbitro Jan Smit apitou um jogo entre o St. George e o SV De Valken, decisivo para a atribuição do título. Expulsou três jogadores do De Valken e um dos treinadores, além de ter dado 15 minutos de compensação. Nesse tempo, o guarda-redes Dave Laan empatou a partida para o St. George, o que foi suficiente para se sagrar campeão. O jogo acabou imediatamente.

Depois, nas imagens da festa do título, é possível ver Smit entre os jogadores do St. George a comemorar e até a levantar a bandeja de  campeão.

A federação de futebol reagiu de imediato, irradiando o árbitro.

Smit, que também é cantor, ensaiou uma defesa: «Só cantei uma música e segurei o troféu uma vez.»

«Compreendo que o SV De Valken esteja desiludido com o jogo, mas acredito que os quatro cartões vermelhos foram cem por cento justificados. Antes do jogo, os jogadores do St. George perguntaram-me se eu queria cantar uma canção depois, já o fiz muitas vezes no passado. Entre outras, no Spartans, VVS, Grasshoppers e também em Amesterdão, no ASV Arsenal», comentou ao jornal NH Nieuws.

«Eu respondi que se eles fossem campeões, cantaria. Durante o refrão, o troféu foi passado para as minhas mãos e segurei-o.  Mas a outra equipa não gostou e enviaram o vídeo para a federação com uma queixa. Só cantei uma música, não estava na festa. É triste que a federação me faça isto… Não houve nenhum inquérito, só viram o vídeo.»

Smit já tinha estado suspenso em 2021 por não concordar com restrições Covid-19.