Xabi Alonso critica arbitragem, pede «continuidade» e elogia substituto de Carreras
Sem Carreras e Fran García, ambos castigados, e Mendy, lesionado, Xabi Alonso foi obrigado a estrear um jovem lateral-esquerdo de 19 anos (Valdepeñas) na deslocação ao terreno do Alavés e o Real Madrid venceu por 2-1, mantendo-se a quatro pontos do líder isolado da LaLiga, o rival Barcelona.
No entanto, o técnico espanhol não gostou da arbitragem e fez questão de falar sobre a grande penalidade não assinalada a favor dos merengues sobre Vinícius Júnior. «Vou falar da jogada, não do árbitro. Pareceu-me um penálti claro. O Vini vem muito rápido, há contacto e surpreende-me muito que nem sequer recorram ao VAR. Dito isto, não nos surpreende. E temos de continuar», começou por dizer, em conferência de imprensa, desvalorizando também a pressão para obter resultados, sendo que a imprensa espanhol afirma que tem de ganhar os próximos dois jogos para evitar o despedimento.
«É evidente que o dia do Celta não foi um bom jogo, faltaram muitas coisas e hoje houve coisas positivas. Coisas que precisamos ter em todos os jogos e outras que temos que melhorar para ganhar e continuar ganhando jogos. Precisamos de continuidade, constância; é a Liga e, bem, se isso servir para aprender, que não caia no esquecimento. Estamos todos juntos nisto, nos momentos bons e nos momentos menos bons. Hoje a equipa competiu muito bem, com as condições que tínhamos. A união é fundamental. É a única maneira de a solidez do dia a dia nos proporcionar a melhoria que queremos», explicou, colocando o foco nos últimos dois jogos do ano, além de falar de Valdepeñas.
«Estamos muito focados no nosso trabalho. Muito unidos, a preparar um jogo a cada três dias. Hoje dou muito mérito à vitória, porque viemos com muitas baixas, com jogadores suspensos, como disse antes, Valdepeñas estreou-se e felicito-o daqui. Não só pela estreia, mas pelo jogo que fez. Ele competiu e foi um jogador muito estável. E estrear pelo Real Madrid é sempre um dia especial. E depois... estamos todos juntos nisto. A dinâmica... com um jogo não é suficiente, agora temos a Taça e depois o jogo em casa contra o Sevilha. Ainda falta muito e foi um momento importante, mas temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos hoje», finalizou.