Van Gaal recuperado de cancro e pronto para treinar: «Mas quem me quer, Curaçao?»
Louis van Gaal revelou que está recuperado de um cancro de próstata detetado em 2022.
«O cancro já não me incomoda», declarou num programa de televisão nos Países Baixos, o mesmo em que, há três anos, revelou estar doente.
O antigo selecionador e ex-treinador do Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United tinha anunciado em 2022 que sofria de cancro da próstata, mas apesar do diagnóstico, manteve-se ativo como selecionador no Mundial de 2022 no Qatar.
Algo que, agora, volta a considerar. «Há dois anos, fui submetido a várias operações. Na altura, tudo estava a correr mal. Tive problemas com os intestinos. Mas, no final, tudo acabou por se resolver e agora consigo gerir a situação. Sou examinado a cada dois ou três meses, mas está a correr bem. Estou a ficar cada vez mais em forma», explicou no programa Humberto, do apresentador Humberto Tan, com quem falou também sobre o preço que a doença tem a nível mental:
«Nunca senti muitas dores, mas custou-me muito não controlar algumas situações. Tinha muitas aparições... mas já passou...»
Aos 73 anos, Van Gaal falou também sobre o futuro que ainda quer ter no futebol, além de ter aceitado ser diretor técnico da seleção da Indonésia ao lado de Patrick Kluivert como selecionador. «Nos últimos dois anos, apesar da minha doença, fui convidado para clubes. Não tenho um clube, porque não me apetece trabalhar todos os dias. É-se selecionador nacional durante oito momentos por ano, mas quem está à espera de alguém com 73 anos e com cancro da próstata? Talvez Curaçao, ou algo assim?», disse.
Van Gaal deu largas à sua imaginação. «Só o faria por países como a Inglaterra ou a Alemanha.»