TAÇA LIBERTADORES Tiquinho e Hulk com trajetos paralelos 

INTERNACIONAL30.11.202411:00

Nasceram no mesmo estado do Nordeste do Brasil. FC Porto foi o divisor de águas das carreiras. Voltaram trintões a casa e esta noite estarão em duelo pela glória sul-americana

Quis o destino que Givanildo Vieira de Souza e Francisco das Chagas Soares dos Santos coincidissem hoje, à mesma hora, 20h de Lisboa, no mesmo local, o Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Mas esta etapa que Hulk, do Atlético Mineiro, e Tiquinho Soares, do Botafogo, vão cumprir em simultâneo é apenas mais uma de dois trajetos muito parecidos.

O incrível atacante do Galo nasceu, como o ponta-de-lança às ordens de Artur Jorge, no estado nordestino da Paraíba, um dos menores do Brasil, que antes de Hulk e Tiquinho só havia dado ao país o lateral-esquerdo Junior, da seleção de 1982 e do Flamengo, o médio vascaíno Mazinho, campeão mundial em 1994, e poucos mais craques.

Os dois avançados, Hulk, hoje com 38 anos, e Tiquinho, com 33, tentaram a sorte no Nordeste natal e noutras praças do Brasil mas só a encontraram em pontos distantes do globo antes de chegarem a um gigante europeu: o FC Porto.

Sempre com mais destaque – tem 49 internacionalizações – do que o rival de hoje, Hulk, que apesar da corpulência pesa os mesmos 87 kg que Tiquinho, sete centímetros mais alto, só voltou a casa já trintão, pela porta do alvinegro Atlético Mineiro. O ex-dragão (e ex-V.Guimarães e ex-Nacional) também voltou a casa já trintão e para outro alvinegro, o Botafogo.

Na final – alvinegra, portanto – de hoje estará um de cada lado, Hulk com a braçadeira, Tiquinho provavelmente no banco de início.