Pirotecnia continua a custar caro ao Sporting  (Foto Grafislab)
Pirotecnia continua a custar caro ao Sporting (Foto Grafislab)

Sporting proibido de vender bilhetes para Bilbau

UEFA executou pena que estava suspensa devido a incidentes do encontro com o Bayern, em Munique

A UEFA proibiu o Sporting de vender bilhetes para o último jogo da fase regular da Champions, com o Athletic Bilbao, marcado para 28 de janeiro, na sequência de incidentes ocorridos na última jornada da prova, na Allianz Arena, em Munique, no encontro diante do Bayern. O castigo foi conhecido esta quarta-feira e resulta de dois ilícitos: o arremesso de objetos e a deflagração e arremesso de pirotecnia.

Por força destes incidentes, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB na sigla inglesa) decidiu executar a pena que pendia sobre os leões relativa à comercialização de bilhetes para um jogo fora de casa, tendo aplicado igualmente uma multa de 40 mil euros ao clube de Alvalade. Além de tornar efetiva a proibição para Bilbau, o CEBD aplicou um castigo adicional de venda de ingressos para um novo encontro fora de casa, que fica suspenso por um período de dois anos, a contar de hoje, 17 de dezembro de 2025.

Do jogo em Munique resultaram igualmente castigos para o Bayern, no caso pelo bloqueio de zonas de passagem no estádio e pela deflagração de pirotecnia. Assim, o CEBD ordenou o fecho parcial dos quatro setores da Allianz Arena (do 111 ao 114) na próxima partida dos bávaros em casa, que terá lugar a 21 de janeiro, frente aos belgas do Union St. Gilloise. O órgão disciplinar da UEFA multou o emblema germânico num cúmulo de 46 mil euros e decretou nova pena suspensa que pode levar ao fecho parcial do recinto, em concreto de todo o Topo Sul da Allianz Arena. O castigo será executado se se registarem novas ocorrências nos próximos dois anos, à semelhança do que tinha acontecido com o Sporting.