Taça de Portugal: Benfica elimina Valadares Gaia e marca encontro com o Sporting
IMAGO

Taça de Portugal: Benfica elimina Valadares Gaia e marca encontro com o Sporting

Conjunto de Filipa Patão bateu o emblema gaiense por 4-0; dérbi marcado com as leoas nas meias-finais

O Benfica recebeu e venceu, este domingo, a equipa do Valadares Gaia (4-0), nos quartos-de-final da Taça de Portugal Feminina.

A partida, de sentido único para as encarnadas, ficou marcada pela expulsão de Aniwaa logo aos 5 minutos, o que dificultou ainda mais a tarefa das jogadoras de Zé Nando.

No primeiro tempo, faturaram para as águias Nicole Raysla e Marie Alidou, sendo que na segunda parte houve tempo para duas estreias a marcar com a camisola do Benfica: Chandra Davidson e Paige Almendariz.

Com este triunfo, a equipa de Filipa Patão marca encontro com o Sporting nas meias-finais, depois das leoas terem ultrapassado o Damaiense, no sábado. A outra semi-final será disputada entre o SC Braga e o Racing Power.

Fim do encontro. Vamos ter dérbi nas 'meias' da Taça!

Três minutos de compensação

89' - Zé Nando retira Mafalda Barboz e Amanda Cassidy, e lança Cristina Ferreira e Inês Freitas.

88' - Quase o 'bis' de Almendariz, mas desta vez o remate rasteiro sai ao lado da baliza.

85' - GOLO do Benfica! Paige Almendariz faz o quarto das encarnadas. Bom remate, de pé direito, da jogadora norte-americana. Mais uma estreia a marcar com a camisola das águias.

84' - Chandra Davidson fica perto do 'bis', depois de um passe magistral de Lúcia Alves para a avançada canadiana.

83' - Mais duas mudanças promovidas por Filipa Patão. Marie Alidou e Andreia Faria saem e dão lugar a Paige Almendariz e Pauleta.

78' - GOLO do Benfica! Chandra Davidson estreia-se a marcar pelas águias. Daniela Silva, que tinha acabado de entrar, assiste a canadiana para o 3-0.

77' - Dupla substituição na formação encarnada: saem Jéssica Silva e Andrea Falcón, entram Lara Martins e Daniela Silva.

Não há penálti! Árbitra da partida considera que a jogadora do Valadares Gaia tinha o braço em posição natural.

Sílvia Domingos vai analisar as imagens.

71' - Penátli para o Benfica! A bola bate no braço da recém-entrada Izzy Glennon. 

69' - Inês Queiroga e Cris Vieira saem na equipa do Valadares. Entram Erica Meg e Izzy Glennon.

62' - Cruzamento/remate de Jéssica Silva passa a poucos centímetros da baliza.

61' - Inês Queiroga ameaça o 2-1, com um remate de fora da área. Lena Pauels agarra o esférico.

57' - Lúcia Alves remata já dentro da área, mas Erin Seppi responde à altura, com uma boa defesa. Águias vão somando aproximações à baliza do Valadares Gaia.

50' - Ucheibe tenta a sua sorte do meio da rua, mas o disparo falha o alvo.

46' - Remate em arco de Jéssica Silva sai por cima.

Zé Nando muda uma peça ao intervalo: entra a melhor marcadora da equipa, Malu Schmidt, para o lugar de Maria Baleia.

Recomeça o desafio!

Intervalo (2-0)

Encarnadas vão vencendo por 2-0 o Valadares Gaia, e estão com um pé e meio nas 'meias' da Taça de Portugal. Nicole e Alidou foram as autoras dos golos benfiquistas, já depois de Aniwaa, jogadora das gaienses, ter sido expulsa, logo aos 5 minutos. Tudo indica que haverá dérbi nas semi-finais da prova rainha.

Cinco minutos de tempo extra na primeira parte.

42' - Chandra Davidson remata para defesa fácil da guardiã do Valadares Gaia.

34' - Ritmo do jogo abranda nesta fase.

27' - Filipa Patão promove uma alteração nas águias: sai Nicole, entra Chandra Davidson.

25' - Jéssica Silva recebe assistência no relvado, após choque com Cassidy.

19' - GOLO do Benfica! Está feito o 2-0 no Benfica Campus! Marie Alidou dispara sem pedir licença, com o pé esquerdo, e bate Erin Seppi ao primeiro poste. 21.º golo da canadiana esta temporada.

13' - GOLO do Benfica! Nicole remata para o fundo das redes, após passe de Andreia Faria. Disparo rasteiro muito bem colocado pela avançada brasileira. Está inaugurado o marcador.

5' - Sílvia Domingos mostra o cartão vermelho a Aniwaa, logo aos 5 minutos! Benfica fica em superioridade numérica.

O lance está a ser analisado no VAR. Possível expulsão da jogadora do Valadares em cima da mesa.

3' - Jéssica Silva ia lançada para a baliza, mas é travada em falta, por Aniwaa. A jovem ganesa do Valadares Gaia vê o cartão amarelo.

Rola a bola no Benfica Campus! Encontro vai definir o último semi-finalista da Taça de Portugal.

Valadares Gaia: Erin Seppi; Shelby High, Louisa Aniwaa, Sydney Parker; Mafalda Barboz, Inês Queiroga, Amanda Cassidy, Mégane Sauve; Maria Baleia, Inês Barge e Cris Vieira.

Benfica: Lena Pauels; Marie Alidou, Ana Seiça, Carole Costa; Andreia Faria, Andrea Falcón, Lúcia Alves, Anna Gasper, Christy Ucheibe, Nicole Raysla e Jéssica Silva.

Vamos aos onzes!

Boa tarde! Acompanhe aqui em direto, com A BOLA, todas as incidências do duelo entre Benfica e Valadares Gaia, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal feminina.

O vencedor do desafio desta tarde medirá forças com o Sporting nas meias-finais. Recorde-se que as leoas bateram o Damaiense, este sábado, após prolongamento (1-0).

No percurso até atingir esta fase, o conjunto orientado por Filipa Patão eliminou Freamunde (0-6) e Famalicão (0-6), enquanto a equipa de Zé Nando ultrapassou Fut. Benfica (2-4) e Boavista (9-0).

Esta época, as duas formações já se defrontaram, tanto para a Liga BPI como para a Taça da Liga. Em ambos os jogos, as encarnadas levaram a melhor: 3-0 no campeonato e 4-1 nas meias-finais da Taça da Liga.

O histórico de confrontos entre os dois emblemas demonstra um registo 100 por cento vitorioso do Benfica: em 8 partidas, venceu sempre, tendo marcado por 32 vezes e sofrido apenas 3 golos.

O Benfica procura conquistar a prova rainha pela segunda vez na sua história. O título, atualmente detido pelo Famalicão, escapa às águias desde 2019.

O emblema de Gaia, por outro lado, já chegou a três finais - a última das quais precisamente frente às encarnadas, em 2019 -, mas ainda procura erguer o troféu pela primeira vez.