Sporting-Man. City, Gyokeres e má forma do Arsenal fora de casa: tudo o que disse Mikel Arteta

INTERNACIONAL25.11.202421:02

Treinador do Arsenal desvalorizou o registo impressionante do avançado sueco, apontando sim para as muitas boas individualidades leoninas, relembrando a goleada sofrida dos 'citizens' perante os leões em Alvalade e a eliminatória da Liga Europa

O Arsenal visita Alvalade para a quinta jornada da Liga dos Campeões, com o objetivo de somar os primeiros três pontos, fora de casa, na competição, enquanto o Sporting pretende manter o registo 100% vitorioso caseiro, com Mikel Arteta a elogiar bastante a formação leonina, desvalorizando a saída de Ruben Amorim.

Novidades no plantel: «Todos os que estão na equipa estão prontos para começar o jogo, temos também o Tierney de regresso aos treinos e, portanto, está disponível para jogar.»

Uma vitória nos últimos oito jogos fora de casa: «É algo que temos de melhorar, acho que temos feito os melhores passos para recuperar. Jogámos contra o Inter, não jogámos e dominámos como devíamos ter feito, mas a realidade é que temos de fazer isso acontecer e não fizemos. Sermos eficientes na área e fazer o que temos de fazer para conquistar os três pontos.»

Boa forma de Gyokeres: «Quero falar da equipa, o quão fenomenal eles têm sido, não é apenas a qualidade, a formação, é a energia da equipa que eles têm, a ambição e temos um grande desafio, a oportunidade de vir aqui amanhã afirmarmo-nos e tentar ganhar este jogo contra este oponente. Eu entendo a questão, mas como disse o Sporting tem uma grande qualidade individual, por isso é que têm ganho jogos de formas diferentes e em posições específicas têm de facto jogadores tremendos.»

Formato da Liga dos Campeões: «Queríamos estar mais altos na classificação, isso é de certeza, mas esta é a posição em que estamos e temos de aceitar isso e melhorar. Queremos jogar numa forma que nos dê possibilidade de ganhar o jogo e amanhã temos uma grande oportunidade de o fazer.»

Registo fora de casa: «Nem todos os jogos têm sido os mesmos, alguns desses jogos já estávamos qualificados, mas temos de melhorar, encontrar formas de perceber o que tem faltado, às vezes tem sido o nosso desempenho, melhorar à frente e atrás, esse é o próximo passo que temos de fazer como equipa.»

Poucos golos na Liga dos Campeões: «Eu não diria que isso seja o mais importante, mas a eficiência que mostrámos na área a este nível... não podemos perder as oportunidades que temos perdido, a Liga dos Campeões é sobre detalhes e temos de as aproveitar.»

David Raya: «É algo que demora tempo, a adaptação a um grande clube como o nosso. No ano passado teve uma boa época, este ano ele está mais confiante, percebe melhor o sistema e está melhor ligado com os seus colegas.»

Gabriel e Saliba contra Gyokeres: É um problema para toda a equipa, porque quando olhas para os números que eles produziram na liga e na Liga dos Campeões… o Sporting tem marcado muito fora e em casa, tem jogado muito bem e temos de ser muito consistentes e eficientes para os travar.»

A quem procura ajuda emocional desde que está no comando técnico do Arsenal: «É por isso que tenho uma família bonita, uma mulher, os meus filhos, os meus familiares, os meus adjuntos são muito importantes, equipa técnica. Como disseste há sempre altos e baixos num clube de futebol, coisas que têm de ser resolvidas de imediato e é muito bom ter esse ambiente.»

Pausa internacional só em março: «32 jogos… quando olhas para 32 jogos até à próxima pausa internacional, jogos a 3 dias, vamos precisar de todos e acho que a equipa está bem. Já senti isso no sábado contra o Nottingham, isto dá-nos consistência, dinâmica e temos tudo para ir em frente.»

Segunda visita a Alvalade: «É um bom exercício ver a equipa há uns anos atrás e é difícil reconhecer a equipa dois anos depois, num momento diferente, mas foi bom. Parece ter sido há mais tempo, estamos numa competição diferente, em que queremos mesmo estar, e estamos entusiasmados por amanhã.»

As equipas estão mais fortes desde a eliminatória na Liga Europa: «Eu penso que sim, porque todas as equipas evoluem, falando do Sporting, o que eles têm feito é incrível. Nós também progredimos bastante, portanto vai ser um excelente desafio.»

Troca de João Pereira por Ruben Amorim: «Eu acho que vai ser igual, porque cada treinador tem as suas ideias, mas ele poderá sempre melhorar qualquer coisa e temos de estar preparados. Temos de ver o que podemos fazer para os magoar e estamos entusiasmados por isso.»

Derrota do Manchester City em Alvalade: «Foi um dos jogos que nós vimos, vimos na Liga dos Campeões e na Liga, para ver como eles jogam em várias situações. Contra o City foi um jogo muito específico, mas temos de ter uma perspetiva mais alargada para perceber os comportamentos dos jogadores do Sporting, mas, sim, esse jogo foi notável.