Benfica venceu Galitos por 22 pontos de vantagem (foto Miguel Nunes)

Águia imaculada chega à centena contra frágeis Galitos

Líder Benfica sempre superior ao último classificado da Liga. Diferenças não foram substanciais nos períodos, mas o resultado final reflete o desequilíbrio. Encarnados completam primeira volta da prova só com vitórias

O Benfica confirmou o domínio absoluto na Liga ao bater o Galitos Barreiro por claros 107-85, em jogo em atraso da oitava jornada, completando assim uma primeira volta imaculada, com 11 vitórias em outros tantos encontros.

No Pavilhão Fidelidade da Luz, o encontro teve praticamente um só sentido. Apesar de alguma resistência inicial dos barreirenses, os encarnados impuseram cedo o seu ritmo ofensivo e chegaram ao intervalo já com uma vantagem confortável (55-44), reflexo da maior profundidade do plantel e da eficácia no ataque. Os parciais — 30-26, 25-18, 34-26 e 18-15 — ilustram a consistência do Benfica ao longo dos 40 minutos.

O terceiro período foi decisivo para desfazer quaisquer dúvidas. A equipa da Luz voltou dos balneários determinada em resolver a partida e rapidamente voltou a dilatar a diferença, controlando o jogo até final. Aleksandr Dziewa esteve em plano de evidência, com 19 pontos, quatro ressaltos e três assistências, bem acompanhado por José Silva, autor de 18 pontos e três ressaltos, numa exibição coletiva segura dos tetracampeões nacionais.

Do lado do Galitos, lanterna-vermelha do campeonato mas renovado com a recente chegada de Ivan Almeida, houve sinais de competitividade até meio do segundo quarto. Ainda assim, a maior qualidade do adversário acabou por fazer a diferença. Quentin Eyobo destacou-se como o melhor marcador do encontro, com 20 pontos, enquanto Brayden Carter contribuiu com 14 pontos e cinco ressaltos.

Com este triunfo expressivo, o Benfica fecha a primeira volta sem qualquer deslize, reforçando o estatuto de principal candidato ao título e deixando uma forte mensagem à concorrência.

Nuno Ferreira, treinador adjunto do Benfica, fez a análise ao jogo: «Em relação a terminarmos a 1.ª volta 100% vitoriosos, trabalhamos diariamente para isso. Obviamente, o nosso objetivo é chegar ao final da fase regular em 1.º lugar, mas se puder ser sem derrotas, ótimo. Em relação ao jogo, julgo que defrontámos uma equipa que cria muitas dificuldades, neste momento, aos adversários. A equipa tem jogadores muito versáteis. Fizemos uma 1.ª e uma 2.ª parte boas, defensivamente. Obviamente não queríamos ter sofrido tantos pontos, mas há que dar mérito ao Galitos. Acabou a 1.ª volta, agora temos de olhar para o próximo jogo.»