Sporting-Atalanta: o que fizeram os italianos após a fase de grupos
Gyokeres e Scalvini, duas das figuras das respetivas equipas, disputam lance na primeira volta do grupo D da Liga Europa (IMAGO)

Sporting-Atalanta: o que fizeram os italianos após a fase de grupos

NACIONAL23.02.202413:20

Três meses depois, os leões voltam a defrontar o conjunto italiano na Liga Europa, desta vez, nos oitavos de final

Menos de três meses depois de se defrontarem no grupo D da Liga Europa, Sporting e Atalanta voltam a estar frente a frente, desta vez, nos oitavos de final da competição. Desde então, a equipa de Gian Piero Gasperini já sofreu algumas alterações, sobretudo, no que ao jogo jogado diz respeito.

Atualmente, a Atalanta ocupa o quarto lugar da Serie A, sete pontos atrás do AC Milan e em igualdade pontual com o Bolonha, que tem mais um jogo disputado. O seu momento de forma é admirável: em 2024, o conjunto treinado por Gian Piero Gasperini só não venceu uma vez (1-1, frente à Roma) e leva uma série de seis triunfos em todas as competições. Está nas meias-finais da Taça de Itália e, nos últimos 12 jogos no campeonato, só Inter e Milan pontuaram mais.

O mercado de inverno teve apenas duas alterações dignas de reconhecimento para os orobici. Isak Hien, defesa central de 24 anos, mudou-se de Verona para Bérgamo a troco de 8,5 milhões de euros e tem sido opção regular na defesa a três de Gasperini. Por outro lado, Muriel, experiente avançado colombiano, juntou-se ao Orlando City, por um milhão de euros.

É nas contas internas, porém, que tem havido mais alterações. De Ketelaere, avançado belga emprestado pelo Milan, só recentemente tem aumentado o seu rendimento em campo. Conhecido pela definição com bola no pé, o ex-jogador do Brugge leva, em oito jogos em 2024, seis golos e três assistências e é, nesta altura, o jogador mais valioso da Atalanta, ainda que nomes como Scalvini, no eixo da defesa, Koopmeiners no meio-campo ofensivo ou Lookman na frente de ataque sejam alguns nomes a ter em conta.

O conjunto italiano venceu o grupo D, à frente de Sporting, Sturm Graz e Raków. Não foi, porém, uma liderança imaculada: para além do equilíbrio nos jogos com o Sporting - exceptuando apenas o evidente domínio na primeira parte do jogo em Alvalade, que a Atalanta venceu por 2-1 - fica na memória a forma como a equipa cedeu o empate na Áustria, frente ao Sturm que, na altura em que igualou o marcador, jogava com menos um em campo. Não deixa de ser, ainda assim, uma fase de grupos com nota extremamente positiva: em seis jogos, quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

A primeira mão da eliminatória joga-se em Alvalade, dia 5 de março, terça-feira, pelas 17:45 horas. O segundo jogo, em Bérgamo, disputa-se dia 14 do mesmo mês.