Ndoye leva dois golos com a camisola vitoriana
Ndoye leva dois golos com a camisola vitoriana - Foto: IMAGO

Vitória de Guimarães: crise dupla com homens-golo

Ndoye está há oito jogos sem marcar. Nélson Oliveira, o melhor marcador da equipa, foi expulso contra o Sporting e falha o próximo encontro

Alioune Ndoye cumpriu esta terça-feira, no jogo frente ao Sporting (1-4), pela primeira vez esta época, 90 minutos em campo. Não é um indiscutível no 11 de Luís Pinto, mas já participou em 16 dos 19 jogos do Vitória de Guimarães.

O senegalês chegou ao castelo com estatuto de goleador. No ano passado, o avançado de 24 anos foi o segundo melhor marcador da liga da Letónia, tendo apontado 22 golos em 32 jogos pelo Valmiera, onde foi campeão nacional em 2022.

Em janeiro, após cinco temporadas no clube letão (onde chegou com 18 anos proveniente do Teungueth do Senegal), Ndoye foi por empréstimo para os suíços do Servette, tendo anotado seis golos em 15 jogos. Em agosto, saiu em definitivo para os vimaranenses. Porém, o instinto goleador com que Ndoye habituou os adeptos nas épocas transatas parece não ter vindo com ele para o Minho.

Apesar de ser dos jogadores com mais participações - tantas como Telmo Arcanjo e João Mendes e só menos do que Miguel Maga (17 jogos), Rodrigo Abascal (18) e Nélson Oliveira (19) -, o ponta de lança não tem correspondido com golos.

Ndoye estreou-se a marcar de D. Afonso Henriques ao peito na quinta jornada do campeonato, a 14 de setembro, na vitória (2-0) contra o Estrela da Amadora. O ponta de lança possante voltaria a marcar três jornadas a seguir, a 4 de outubro, contra o Santa Clara (2-1). Curiosamente, foram dois jogos em que saltou do banco. Desde então, o avançado participou em oito jogos (quatro dos quais a titular) e não mais voltou a faturar.

Outro dos homens-golo do plantel foi expulso no jogo contra o Sporting e, pela primeira vez esta época, vai falhar uma partida. Era o único jogador do plantel que tinha participado em todos os encontros.

O internacional português é o melhor marcador da equipa, com cinco tentos. Depois de três jogos seguidos a marcar, entre novembro e dezembro, o número 7 dos conquistadores leva quatro sem celebrar.

Por falar em homens-golo: a Guimarães, está a chegar um novo ponta de lança vindo da Sérvia. Ejike Opara vem dos sérvios do Novi Pazar e assina por quatro temporadas.