Soluções óbvias (e menos óbvias) do Benfica sem Bah e Manu Silva

NACIONAL10.02.202512:30

Bruno Lage perdeu dois jogadores para o que resta da época, mas as escolhas para o Mónaco parecem 'pacíficas'

O jogo com o Moreirense foi dramático, pois, apesar da vitória (3-2), o Benfica perdeu dois jogadores titulares para o resto da temporada e, provavelmente, parte da próxima e não tem sequer um lateral-direito de raiz que possa substituir Alexander Bah.

Não obstante, Bruno Lage, treinador dos encarnados, parece ter o problema resolvido a curto prazo, pois no Mónaco, quarta-feira, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, avançarão jogadores que já conhecem bem os terrenos que perderam os seus donos no jogo da Liga.

Tomás Araújo, mesmo sendo central de raiz, tem sido regularmente utilizado no lado direito da defesa, ora para substituir Bah, ora para permitir que António Silva entre no onze.

Umas vezes, esta aposta de Bruno Lage, treinador do Benfica, tem sido bem sucedida, outras vezes nem por isso, até com algum prejuízo para Tomás Araújo, ligado a golos por falta das aptidões necessárias para ser um lateral genuíno, mas em Turim, com a Juventus, na fase de Liga da Champions, as coisas funcionaram.

O Benfica venceu a partida (2-0) e não sofreu golos, mesmo que apanhasse dois sustos do lado de Tomás Araújo. Sem Kaboré, sem um defesa-direito contratado, avança o central.

No meio-campo, a solução é diferente, mais natural. Florentino também jogou em Turim (e como jogou!) e parecia estar já reservado para o encontro do Mónaco, apesar da preferência de Lage por Manu Silva na Liga. Agora, não restam dúvidas, mas a troca será pacífica, dado que se trata de médio por médio e Florentino está mais do que habituado a pisar terrenos de médio defensivo.

Outras soluções para Bruno Lage

Leandro Barreiro

Aí está um jogador versátil que foi contratado como médio, mas até já foi lateral-direito num jogo em que Bah teve de sair ao minuto 67' (SC Braga). Se Lage quiser, pode pisar as posições do dinamarquês ou de Manu Silva.

Aursnes

O médio norueguês, que tem ocupado com Bruno Lage a posição para a qual foi contratado, mostrou no passado, com Roger Schmidt, que cumpre com distinção papéis que não lhe pertenceriam à partida. Pode ser lateral-direito ou esquerdo.

Carreras

Um dos melhores jogadores do Benfica e com o mérito de ter colocado ponto final nos problemas do lado esquerdo da defesa. Fez esquecer Grimaldo. A questão é: se Lage utilizou Bah na esquerda em Turim, poderá Carreras ser utilizado na direita?

Kokçu

Está a render como raramente se viu desde que assinou com o Benfica, dividindo funções a meio-campo com Aursnes, mas em caso de necessidade, como já aconteceu, aliás, pode recuar alguns metros e jogar como 6.

Renato Sanches

Opção natural para jogar no meio-campo, mesmo como médio mais recuado, desde que clinicamente, fisicamente e tecnicamente em condições. Já foi visto nas funções na era Lage, mas continua a recuperar de lesão muscular.

Leandro Santos

O nome que Bruno Lage apresentou para o lado direito da defesa do Benfica depois da saída de Kaboré, devolvido ao Manchester City e depois cedido ao Werder Bremen. Mas Leandro Santos, 19 anos, só jogou 25 minutos, na T. Portugal, com o E. Amadora.

Quem vai fazer mais falta ao Benfica?