Romário Baró celebra 'dobradinha' pelo Basileia e volta ao FC Porto
O Basileia, de Romário Baró, alcançou este domingo a dobradinha ao vencer na final da Taça da Suíça o FC Biel-Bienne, da III Divisão, por 4-1. O médio emprestado pelo FC Porto não foi utilizado e a cedência vai terminar sem que o campeão helvético acione a opção de compra de 70 por cento passe do médio de 25 anos, fixada em 1,85 milhões de euros. Falta saber se o Basileia admite negociar por baixo a permanência de Baró.
🤩🏆 #FCBasel1893 #AlliZämme #BrennefürdrFCB #rotblaulive pic.twitter.com/1WDdNzQmvM
— FC Basel 1893 (@FCBasel1893) June 1, 2025
Desportivamente, a passagem de Baró pelo Basileia constituiu um sucesso apenas na parte coletiva, porque individualmente o portista não foi primeira opção, embora o seu papel como unidade estimuladora da concorrência interna no plantel tenha sido valorizado. O ciclo de Baró no Basileia fecha com 24 jogos (10 a titular) e um golo marcado.
No acordo de empréstimo lavrado entre os dois clubes, ficou estabelecido uma remuneração fixa de 150 mil euros, acrescida de uma remuneração variável máxima de 350 mil euros em função de objetivos coletivos e individuais. Uma vez que o Basileia foi campeão e vencedor da Taça, é provável que parte do valor remanescente relativo aos objetivos coletivos entre também nos cofres dos azuis e brancos.
❤️🏆 𝑪𝑼𝑷𝑺𝑰𝑬𝑮𝑬𝑹 𝟐𝟎𝟐𝟒/𝟐𝟎𝟐𝟓 🏆💙#FCBasel1893 #AlliZämme #BrennefürdrFCB #rotblaulive pic.twitter.com/6vQtYD246t
— FC Basel 1893 (@FCBasel1893) June 1, 2025
Romário Baró tem contrato com o FC Porto válido até junho de 2026. Este foi o terceiro empréstimo do jogador, após passagens pelo Estoril e Casa Pia. O médio chegou aos azuis e brancos oriundo do Sporting, em meados de 2014. Realizou 51 jogos pela equipa principal, fez duas assistências e venceu um campeonato, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira com a camisola azul e branca.