Recolhia lixo, passou pelo Campeonato de Portugal e agora joga na Champions
Alexsandro Ribeiro com a camisola do Lille
Foto: IMAGO

Recolhia lixo, passou pelo Campeonato de Portugal e agora joga na Champions

INTERNACIONAL22.11.202419:57

Alexsandro Ribeiro tem estado em destaque nos franceses do Lille e esta época já defrontou o Sporting, em Alvalade, para a liga milionária. Em Portugal jogou no Chaves (Liga 2) e Amora e Praiense (Campeonato de Portugal)

Alexsandro Ribeiro está a cumprir a terceira época no Lille, onde tem estado em destaque, e esta época já defrontou o Sporting – triunfo dos leões –, para a Liga dos Campeões. O defesa-central, de 25 anos, saltou diretamente do Chaves, que estava em 2021/2022 na Liga 2, para o Lille, nessa altura orientado por Paulo Fonseca. O brasileiro não teve uma infância fácil.

«Sempre me reergui a pensar na minha família. A situação em que estávamos era muito precária e eu queria tirar a família dessa situação. Mesmo que aquilo me entristecesse, me desanimasse, quando eu abria o frigorífico e não tinha nada para comer, abria o armário e não tinha uma bolacha... Aquela situação que era negativa, eu transformava em positiva para me reerguer. Foi a falta de tudo, do básico, dentro da minha casa, que eu fiz como se fosse positiva. Eu menti a mim mesmo. Eu sabia que as coisas poderiam não acontecer, mas eu voltei a acreditar e fiz acontecer. Eu desisti, mas com as dificuldades que passei dentro de casa, eu tornei isso a minha força», revelou, em entrevista ao Globoesporte.

«’Alex, não desista, 'cara'. Você é capaz de realizar o seu sonho. Torne essa situação positiva em negativa. Agarre com todas as suas forças que você vai conseguir. Você vai realizar o sonho de dar a casa à sua mãe, de tirar a sua família dessa situação. Segue firme e acredite em Deus’», contou, lembrando como se motivava.

Alexsandro Ribeiro chegou a Portugal em 2018/2019 para o Praiense (Campeonato de Portugal), onde esteve duas temporadas, mudando-se depois para o Amora, também do Campeonato de Portugal. Seguiu-se o Chaves até à mudança para França. Na formação do Flamengo, jogou com Vinícius Júnior, com quem se reencontrou, esta época, na liga milionária.

«Quando estava no túnel para entrar em campo, do nada o Vini veio e deu-me um abraço. Disse 'estou feliz por te ver aqui, irmão. Depois do jogo a gente conversa'. Aquilo encheu o meu coração de alegria e motivou-me ainda mais dentro de campo, o que foi um pouco mau para ele. Ficámos 10 anos sem contacto. Eu vi-o com 14, 15 anos... Depois de 10 anos, vi dessa forma, a disputar a Bola de Ouro. Fico feliz por ele. Ele vem de uma situação difícil, em São Gonçalo, onde morava», prosseguiu, voltando atrás e recordando quando, ainda no Brasil, ficou um ano sem jogar até rumar a Portugal. Nesse período, o defesa trabalhou nas obras, como cortador de relva, feirante e recolheu latas.

Esta época, Alexsandro Ribeiro leva 17 jogos pelo Lille e não esconde o desejo de chegar à seleção do Brasil: «Estou num momento muito positivo no Lille. Se continuar assim, tenho a certeza que esse sonho vai tornar-se realidade. Mundial também, com certeza. Sei que está um pouco distante, mas é pensar no agora.»