SC Braga: chegou a versão mais letal de Mario Dorgeles
Decisivo na final-four da Taça da Liga, Mario Dorgeles começa a ter maior preponderância no SC Braga no último terço do terreno e a destacar-se nos jogos mais importantes. O costa-marfinense confirmou o bom momento de forma com um golaço de livre direto na final frente ao Vitória de Guimarães, sendo também considerado por A BOLA como a figura da equipa nesse encontro, no qual ainda poderia ter bisado.
Mas com essa exibição, Dorgeles marcou assim dois golos e fez uma assistência (ou quase duas, como já explicaremos), nas últimas cinco partidas. Só Rodrigo Zalazar teve influência direta em mais golos do SC Braga no mesmo período, ao marcar três e a assistir outro.
Investimento já traz dividendos
Quando foi oficializado como reforço, a 4 de julho de 2025, Mario Dorgeles era a contratação mais cara da história do SC Braga, que acordou pagar 11 milhões de euros (mais dois milhões em possíveis bónus) ao Nordsjaelland por 100% do seu passe. Esse estatuto só durou três semanas, porque os bracarenses investiram depois 12 milhões de euros (mais três milhões em bónus) em Pau Víctor. Mas as expectativas em torno de Dorgeles seriam naturalmente elevadas, como o próprio admitiu aquando da apresentação.
Sendo um jogador caro para o clube, há sempre alguma pressão, claro. Mas o meu principal objetivo é jogar e ajudar a equipa a alcançar grandes conquistas. As competições europeias são muito importantes. Não só para mim, mas também para o clube. Temos condições para fazer uma grande época juntos, tanto a nível nacional como europeu.
Chegado com o estatuto de médio, Dorgeles tem jogado mais na ala sob o comando de Carlos Vicens e depois de dois golos marcados nos primeiros 17 jogos que realizou esta época, já igualou esse registo nos últimos cinco encontros, com o bónus de também estar a assistir os colegas.
A boa forma começou frente ao Caldas, com um remate colocado de fora da área a sentenciar o apuramento do SC Braga para os quartos de final da Taça de Portugal. Manteve a titularidade no empate (2-2) com o Benfica na Liga e quase fez uma assistência no jogo seguinte, na Reboleira (empate a três).
Aos 51’, combinou com Zalazar e passou para Fran Navaro, que marcou ao segundo remate à boca da baliza, após uma primeira defesa de Renan Ribeiro. No entanto, é inegável a influência que Dorgeles teve no lance.
Já na meia-final da Taça da Liga, lançou Zalazar em contra-ataque para o golaço do uruguaio ao Benfica e, por fim, marcou o único tento bracarense na final da prova.
Aos 21 anos, o internacional pela Costa do Marfim não dá sinais de querer abrandar e promete continuar a ser cada vez mais importante para a manobra da equipa, que joga já esta quarta-feira em Fafe para a Taça de Portugal.