Craig Gordon salva cabeceamento de Emile Acquah no jogo com o Dundee
Craig Gordon salva cabeceamento de Emile Acquah no jogo com o Dundee - Foto: IMAGO

Aos 43 anos, saltou do banco para fazer certamente uma das defesas do ano (vídeo)

Grande intervenção de Craig Gordon fez lembrar Gordon Banks no Mundial de 1970

O Heart of Midlothian conquistou um triunfo sofrido mas precioso frente ao Dundee, vencendo por 1-0 apesar de ter jogado grande parte da partida com menos um elemento. A equipa de Edimburgo ficou reduzida a dez jogadores ainda na primeira parte, depois da expulsão do guarda-redes Alexander Schwolow, que derrubou Tony Yogane dentro da área. Mesmo assim, conseguiu resistir à pressão e segurar os três pontos.

O golo decisivo surgiu antes do intervalo, num remate potente de Claudio Braga que não deu hipóteses à defesa adversária. Com a inferioridade numérica, o segundo tempo transformou-se num exercício de resistência, com destaque para Craig Gordon, veterano guarda-redes de 43 anos que fez a sua primeira aparição no campeonato esta época e foi determinante ao travar várias investidas do Dundee durante 45 minutos de grande tensão. Numa delas, defendeu praticamente um golo feito, com uma estirada a fazer lembrar a de Gordon Banks a Pelé no Mundial de 1970 e que está a correr mundo:

Este resultado permite ao Hearts reforçar a liderança da Premier League escocesa, passando a somar mais seis pontos do que Celtic e Rangers, ambos com 38 pontos em 21 jogos. Num campeonato historicamente dominado pelo chamado Old Firm, o momento alimenta a crença de que a equipa de Edimburgo pode escrever uma história diferente esta temporada.