Allianz Cup: a arte de inovar
Afinal da Allianz Cup 2026 foi o reflexo claro das convicções da atual Direção Executiva da Liga Portugal. Não podia estar mais alinhada com a nossa ambição, com o nosso desejo de fazer diferente, com os valores que defendemos e com uma filosofia de gestão que entende o Futebol Profissional como um ecossistema vivo, exigente e em permanente evolução.
Desde logo, pelo ineditismo dos protagonistas. Uma final histórica, representativa da diversidade e da competitividade do futebol português, demonstrando que o mérito desportivo continua a ser o verdadeiro critério diferenciador. Um jogo que, por si só, simbolizou a capacidade da competição em se renovar sem perder identidade.
Depois, pelo espírito vivido dentro e fora de campo. A entrega total dos jogadores, o comportamento exemplar dos adeptos e a ausência de incidentes de segurança ajudaram a construir um espetáculo digno, com fair play, bem patente na hora da entrega do troféu ao Vitória SC, com a guarda de honra feita pela equipa do SC Braga. Aos que apoiaram os seus clubes juntaram-se muitos outros que, não tendo preferência, se deixaram envolver por um jogo disputado, imprevisível e repleto de momentos de elevada qualidade competitiva.
Também enquanto propriedade comercial, a Allianz Cup 2026 atingiu novos patamares. Recordes de bilhética, forte exploração comercial, crescimento na venda e na transmissão internacional para mais de 70 países e uma organização irrepreensível confirmaram a maturidade do projeto e a sua atratividade junto de parceiros e mercados.
Foi também o palco de inúmeras inovações. Na transmissão, com novas perspetivas como a bodycam. Nos conteúdos, com formatos imersivos centrados no adepto. Na área comercial, com ativações diferenciadoras e propostas de valor mais robustas para os patrocinadores. Na gamificação e na bilhética, com soluções que aproximaram ainda mais o público da competição. Inovações que elevam o ecossistema e apontam o caminho para projetos estruturais e transformacionais, como a centralização.
A Allianz Cup surge, assim, mais consolidada no coração do adepto, nas Sociedades Desportivas e nas convicções da gestão da Liga Portugal. Não como algo imutável, mas como a edição de 2026 demonstrou: capaz de surpreender, elevar e valorizar. Uma competição que nos oferece grandes momentos e emoções e que, precisamente por isso, nos desafia a querer sempre fazer mais e melhor.
PS — Não podemos deixar de lamentar a trágica notícia sobre um adepto que esteve presente no jogo. Profundos sentimentos a amigos e família.
Artigos Relacionados: