6 fevereiro 2024, 19:05
Musa: «Não foi uma decisão difícil escolher o Dallas»
Antigo jogador do Benfica falou pela primeira vez aos canais do clube americano
Avançado croata, agora ao serviço do FC Dallas, recordou passagem por Portugal e explicou as diferenças entre a liga portuguesa e a MLS
Foi entre 2021 e 2024 que se escreveu o capítulo de Petar Musa em Portugal. Primeiro, ao serviço do Boavista e, depois, pelo Benfica, o avançado croata atuou em 97 jogos e marcou 29 golos por terras lusas.
Agora, em entrevista ao portal norte-americano RG, Musa lembrou a passagem por Portugal e confessou que foi difícil abandonar as águias, para rumar ao FC Dallas, da MLS: «Não foi fácil sair. É um dos maiores clubes da Europa. Ainda assim, queria obter mais consistência e jogar o máximo de tempo possível. Foi por isso que vim para Dallas.»
6 fevereiro 2024, 19:05
Antigo jogador do Benfica falou pela primeira vez aos canais do clube americano
«Melhor momento? Diria que foi a vitória do campeonato. Cheguei nessa época e houve muitas mudanças. Plantel e treinador. Era tudo novo, foi uma boa época, jogámos um belo futebol, fomos aos quartos da UEFA Champions League contra o Inter. Éramos uma excelente equipa e fizemos um belo trabalho num único ano. Foi o meu maior feito da carreira até ao momento», recordou.
Em 2022/23, Musa foi dententor da melhor média de golos por minuto da Liga pelo Benfica. Sobre essa altura, revelou que não fica satisfeito por sair do banco, mas deixa elogios a Gonçalo Ramos: «Não estava numa posição fácil. O Gonçalo Ramos estava numa grande época e fez muitos golos. Não jogava com regularidade, mas trabalhava muito e com paciência. Queríamos fazer de tudo para ser campeões e para mim era uma escolha fácil.»
«Às vezes sentia-me triste por não jogar, mas tive a paciência para saltar do banco e ter capacidade de marcar. Trabalhei muito e queria agarrar a oportunidade com as duas mãos», disse, lembrando, de seguida, a relação com Roger Schmidt.
«Tinha uma boa relação com ele. É um excelente treinador. O Gonçalo Ramos estava mesmo bem e eu não podia fazer nada. Foi uma decisão normal do treinador e, no fim, estava feliz por esperar pela minha oportunidade», afirmou o croata que marcou por 17 ocasiões em 66 partidas disputadas pelas águias.
Recuando no tempo, Petar Musa contou porque decidiu rumar a Portugal e ao Boavista, em 2021: «Estava no Union Berlim, com muita vontade e precisava de tempo de adaptação. Joguei bem, mas em números não correu bem. Entretanto, mudei-me para Portugal, que também é um país do futebol. É uma fábrica de jogadores. Desde o primeiro dia que percebi que gostavam mais de ter a bola. Menos corrida. Senti que pertencia ao futebol português.»
«Tivemos uma época com altos e baixos, mas acabámos por ficar a meio da tabela. O povo era simpático e a comida ótima. Todo o ambiente fora e dentro do campo era favorável. Tive, também, um colega dos Balcãs, o Ilija Vukotic, que ainda lá está. Ajudou-me bastante», lembrou.
Por fim, foi desafiado a apontar as diferenças entre a Liga portuguesa e a MLS: «Em Portugal, têm três clubes que podem ser campeões: Benfica, Sporting e FC Porto. Cá [Estados Unidos] é diferente. Todos podem ser campeões, porque há muitos jogos e a liga é muito competitiva. Qualquer equipa pode vencer.»
Na última temporada, Musa marcou 17 golos em 34 jogos ao serviço do FC Dallas. Esta época, leva dois golos, em três partidas.