Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, casa do Moreirense (Foto: Moreirense)

Moreirense: sócios vão votar entrada de fundo na SAD

Em cima da mesa está a possibilidade de o grupo Black Knight Football Group passar a deter a maioria da SAD dos cónegos

O Moreirense convocou, esta quarta-feira, uma Assembleia Geral Extraordinária para dia 31 de maio, para discutir a entrada de um fundo norte-americano na SAD.

Em comunicado, os cónegos explicam que vai ser discutida e votada a alienação de 62,50% até um máximo de 70% por cento do capital social detido pela SAD ao Black Knight Football Group. Esse é o principal ponto dos seis que estão previstos serem discutidos nesta AG.

A AG extraordinária de 31 de maio contempla ainda a votação do contrato de arrendamento por 30 anos dos terrenos onde de encontram o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e a nova academia e a «não alienação» de todos os imóveis que são ou se tornem propriedade do clube, num prazo mínimo de 30 anos, e a autorização ao presidente da direção, Vítor Magalhães, para assinar os contratos relativos à venda do capital da SAD e às infraestruturas do clube.

Eis a ordem de trabalhos:

Ponto Um – Discussão e votação da transmissão de ações, que o Moreirense Futebol Clube detém no capital social da Moreirense Futebol Clube – Futebol SAD de 62,50% até um máximo de 70%, do total daquele capital social, ao fundo BKFC.

Ponto Dois – Autorizar que o mesmo fundo BKFC realize aumento ou aumentos de capital, não acompanhados pelo Moreirense Futebol Clube, por forma a que participação daquele fundo BKFC no capital social da Moreirense Futebol Clube – Futebol SAD se situe nos ditos 70%.  

Ponto Três – Outorgar em nome do Moreirense Futebol Clube, com o fundo BKFC acordo parassocial que governe as relações entre os futuros acionistas da Moreirense Futebol Clube – Futebol SAD, em sede da Moreirense Futebol Clube – Futebol SAD.

Ponto Quatro – Outorgar com a Moreirense Futebol Clube – Futebol SAD contrato de arrendamento por 30 anos, que tenha objeto os prédios rústicos e urbanos que compõem o campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas e Vila Desportiva.

Ponto Cinco – Constituir sobre todos os imóveis propriedade do Moreirense Futebol Clube, ou que venha a adquirir, ónus de não alienação, que vigore pelo prazo de mínimo de 30 anos.

Ponto Seis – Conferir poderes ao Presidente da Direcção para, em nome da sua representada, outorgar todos os contratos necessários à prossecução dos fins identificados nos pontos supra. Nos termos do nº 1 do artigo 37º dos Estatutos, se não se encontrarem presentes a maioria dos sócios, a mesma funcionará uma hora mais tarde, com o número de sócios presentes.

O Black Knight Football Group comprou os ingleses do Bournemouth, em dezembro de 2022 e contratou Tiago Pinto para o cargo de diretor desportivo. O conhecimento que o dirigente (ex-Benfica) tem do futebol nacional acabou por ter peso na decisão dos norte-americanos se aliarem ao projeto do Moreirense.

Este fundo tem participações em França (Lorient), Escócia (Hibernian) e Nova Zelândia (Auckland FC).