15 julho 2024, 09:02
Euro 2024: As imagens da festa da Espanha
Em Berlim, a Espanha venceu a Inglaterra por 2-1
Avançado espanhol conta tudo em documentário sobre a depressão por que passou
Álvaro Morata passou por uma depressão profunda e uma da suas terapias foi transformada em documentário produzido pela Movistar. Em Não sabem quem eu sou, o atual avançado do Galatasaray revela os problemas mentais que o atormentaram no período anterior ao Euro 2024, competição que esteve em risco.
«Tive muitos pensamentos autodestrutivos, pensamentos horríveis. Passou pela minha cabeça fingir uma lesão só para não ter de ir ao Euro», afirmou o jogador de 32 anos, citado pelo The Athletic, lembrando a conversa com o médico da seleção a esse respeito.
«Valia a pena continuar a jogar por Espanha se a cada sítio aonde fosse as pessoas insultavam-me e à minha família? Há muitos adeptos em Espanha que gostam de mim, mas há outros que não me querem aqui. Mas sem eu me retirasse do futebol profissional seriam eles que venceriam», prosseguiu.
15 julho 2024, 09:02
Em Berlim, a Espanha venceu a Inglaterra por 2-1
Morata acabou por ter o apoio do antigo colega de seleção Andrés Iniesta, que assumiu ter passado por uma depressão. «Começas a sentir muitas coisas no corpo e não sabes porquê. As tuas pernas doem, sentes um aperto no peito, tens dificuldade em respirar. Tive medo de não conseguir acordar se adormecesse. Tinha medo de tudo», contou.
Parte dos problemas foram ultrapassados e Morata ergueu o troféu em Berlim, na condição de capitão. Divorciou-se entretanto, foi jogar para a Turquia (Galatasaray) e na recente final da Liga das Nações falhou o penálti que permitiu a vitória de Portugal e que lhe valeram ameaças de morte, tal como revelou a esposa.