Mercado oficial: Famalicão apresenta internacional sub-21 formado no Benfica
Pedro Santos é o segundo reforço garantido pelo Famalicão para 2025/2026, tal como A BOLA havia noticiado ontem.
O jovem médio ofensivo, de apenas 22 anos, chega a Vila Nova proveniente do Benfica - que salvaguarda 50 por cento dos direitos económicos do jogador -, pese embora na época passada tenha estado emprestado pelas águias ao Moreirense, clube ao serviço do qual contabilizou 25 jogos (21 na Liga, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga) e uma assistência.
Já depois de começar o seu percurso no Fiães - e de contar, pelo meio, com uma passagem pelo Estarreja -, Pedro Santos rumou ao Benfica, onde completou a sua formação e chegou mesmo à equipa B dos encarnados. Seguiu-se, então, o salto para o principal palco do futebol português, pela porta do Moreirense, mas o seu futuro, apesar de continuar a ser no Minho, passará por Famalicão.
À chegada a Vila Nova, o internacional sub-21 português - que esteve recentemente na fase final do Campeonato da Europa da categoria, que se realizou na Eslováquia -, explicou as razões que o levaram a optar pela mudança para os famalicenses e diz que o trabalho que tem vindo a ser feito pelo clube relativamente à projeção de jovens jogadores também pesou.
«Tenho expectativas de que iremos realizar uma excelente temporada do ponto de vista coletivo. Sinto-me feliz e com o desejo de aproveitar esta oportunidade para me afirmar. Razões [para a decisão]? A estrutura e as condições do clube, os bons campeonatos que tem realizado nas últimas temporadas e o facto de ter potenciado tantos jovens foram fatores fundamentais para decidir vir para cá», assumiu, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais dos azuis e brancos do Minho.
Pedro Santos confessou que falou com um dos jogadores do Famalicão com quem partilha balneário na Seleção Nacional de sub-21 e acabou mesmo por se apresentar aos adeptos: «Falei com o Rodrigo Pinheiro e ele deu-me um ótimo feedback. Disse-me que o plantel é constituído por bons jogadores, mas, sobretudo, por boas pessoas, fazendo com que haja uma ótima relação entre todos. Vou dar tudo pelo clube. Considero-me um jogador inteligente e versátil. É sempre bom ter a capacidade de jogar em várias posições, pois possibilita que o treinador tenha mais opções.»
Pedro Santos, refira-se, é a segunda contratação garantida pelo Famalicão neste defeso, isto já depois de a SAD presidida por Miguel Ribeiro ter assegurado o concurso de Gustavo Garcia, lateral-direito brasileiro que em 2024/2025 representou o Nacional por empréstimo do Palmeiras.