Pepê leva 32 partidas na temporada em curso, 29 das quais como titular - apenas Diogo Costa (32), Froholdt e Bednarek (30) têm mais de início - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Pepê leva 32 partidas na temporada em curso, 29 das quais como titular - apenas Diogo Costa (32), Froholdt e Bednarek (30) têm mais de início - Foto: Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: seca de Pepê não belisca estatuto de imprescindível

Brasileiro é o atacante mais utilizado por Farioli e só não participou em três dos 35 jogos dos dragões. Não fatura há mais de dois meses, mas está só a um golo ou assistência de igualar registo de 2024/25

Pepê é uma das peças imprescindíveis do FC Porto de Francesco Farioli e os números comprovam a importância do brasileiro para o técnico que tem encantado o universo azul e branco.

Titular por 29 vezes ao longo da temporada, o extremo de 28 anos é o atacante mais vezes escolhido pelo italiano para começar de início e, olhando ao restante plantel, apenas três nomes o suplantam: Diogo Costa (32), Victor Froholdt (30) e Jan Bednarek (30). No que toca aos dianteiros, está acima de Samu (27) e Borja Sainz (25), embora o espanhol que chegou do Norwich some mais dois jogos no total.

O internacional canarinho falhou apenas três dos 35 encontros dos dragões em 2025/26 e dois - ante Casa Pia e Sporting, nas jornadas 3 e 4 do campeonato, respetivamente — foram motivados por um problema no olho (traumatismo com lesão ocular).

De resto, a única partida na qual o ex-Grêmio, que cumpre a quinta época na Invicta, não participou por opção técnica foi a receção ao Estoril, relativa à 12.ª ronda, que acabou com triunfo portista (1-0).

Valências extra-golos

A influência de Pepê no jogo dos azuis e brancos vai muito além da produção ofensiva: Farioli aprecia as qualidades do avançado no que diz respeito à pressão sobre os adversários, compromisso defensivo e astúcia a nível tático, atributos que até já lhe valeram rasgados elogios.

Na conferência de antevisão ao clássico da segunda volta com os leões (1-1), por exemplo, o treinador realçou isso mesmo, juntando Borja às palavras de apreciação: «Já disse que, muitas vezes, quando celebramos a exibição defensiva damos os créditos aos defesas, mas esquecemos o trabalho dos avançados. O mais importante é sermos capazes de criar boas oportunidades de marcar e não conceder oportunidades. Quem coloca a bola no fundo das redes, não importa. O mais importante é gerar e não conceder. Estou muito agradecido pelo trabalho que Borja Sainz e Pepê têm feito desde o início da temporada. Carregaram um grande peso nos ombros durante muitos jogos. Sobre eles, as minhas palavras são apenas de gratidão.»

A um passo de igualar 2024/25

No que toca ao capítulo dos golos e das assistências, é certo que o número 11 do FC Porto não fatura há mais de dois meses — marcou no duelo com o Famalicão (4-1), a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal —, sendo que não regista um remate certeiro em jogos da Liga há mais de meio ano: festejou nas duas primeiras jornadas, contra Vitória de Guimarães (3-0) e Gil Vicente (2-0).

Os três golos de Pepê esta época:

Ainda assim, está a apenas uma contribuição direta para golo de igualar a marca da época transata: na campanha atual soma três tentos e seis passes decisivos e em 2024/25 registou, num ano para esquecer para os dragões, seis remates certeiros e quatro assistências.

No domingo, frente ao Rio Ave (20h30), Pepê deve ser titular pelo 11.º jogo seguido na Liga.