Samu marcou os cinco penáltis de que dispôs no FC Porto (Foto: Catarina Morais/Kapta+)
Samu marcou os cinco penáltis de que dispôs no FC Porto (Foto: Catarina Morais/Kapta+)

FC Porto: Samu irrepreensível neste dado

Avançado tem taxa exímia na marcação de grandes penalidades desde que se mudou para a Invicta. Papel do internacional espanhol mudou com a chegada de Anselmi, que aposta num sistema que não o favorece. Melhores números da carreira e valorização em flecha

NOVA JÉRSIA - Foi dos pés de Samu que surgiu o primeiro, e único, até ao momento, golo do FC Porto no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, no duelo da 2.ª jornada, diante do Inter Miami.

Da marca dos 11 metros, o jovem ponta de lança espanhol, de 21 anos, não tremeu e colocou os dragões em vantagem frente à formação da MLS, em Atlanta. Apesar de o remate não ter saído tão colocado como é habitual no atacante, foi suficiente para bater o veterano Ustari na baliza, que ainda conseguiu um ligeiro toque no esférico.

Foi a quinta grande penalidade que Samu bateu ao serviço dos azuis e brancos... e a quinta que convertru com sucesso. Na verdade, desde que Galeno saiu para o Al Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, no mercado de inverno, a troco de 50 milhões de euros, o internacional por La Roja tem assumido a responsabilidade no momento de cobrar os penáltis, e não tem desapontado. Bem pelo contrário.

Os golos que apontou de grande penalidade frente a Arouca, Estoril, Moreirense, Nacional e, mais recentemente, Inter Miami, mostram que o avançado não cede sob pressão e tem gelo nas veias no momento de superar o guarda-redes adversário.

SISTEMA NÃO O FAVORECE

Apesar de já ter festejado oito vezes sob a égide de Martín Anselmi (quase 31% dos 26 que assinou em toda a temporada), ou seja, desde janeiro para cá, Samu não tem conseguido mostrar dentro das quatro linhas todas as suas qualidades desde que o técnico argentino pegou na equipa.

No sistema implementado pelo treinador, Samu, que joga na frente como referência do ataque, acaba prejudicado, sobretudo porque é notório que não está talhado para cumprir as tarefas que lhe são pedidas. É comum o espanhol falhar o timing e chegar atrasado às jogadas de ataque. O ponta de lança sentia-se mais confortável num modelo com mais apoio dos colegas da frente, como sucedia com Vítor Bruno. Ainda assim, Samu continua a ser um dos maiores ativos dos dragões e na época de estreia em Portugal valorizou mais de 42%, passando de €35M, em junho de 2024, para €50M, segundo a plataforma Transfermarkt.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa