Estrela da Amadora: Desconforto muscular afastou Ronaldo Tavares de Famalicão
Ronaldo Tavares, do Estrela da Amadora, progride com a bola em jogo pela Liga 2. Foto: Gil Peres/Imago.

Estrela da Amadora: Desconforto muscular afastou Ronaldo Tavares de Famalicão

NACIONAL18.03.202412:18

Atacante acusou queixas musculares e foi desaconselhada a sua utilização no passado sábado; evitou que a situação evoluísse para uma lesão e está de regresso às opções, integrando as contas para a receção ao Sporting

O Estrela da Amadora partiu para a pausa competitiva motivada pelos compromissos das seleções nacionais com confiança redobrada devido a ter alcançado o seu segundo jogo consecutivo sem perder, desta feita com um empate sem golos em Famalicão. Uma deslocação que contou com uma contrariedade acrescida para os tricolores dado que estes abordaram a partida com apenas com uma opção de raiz para a frente de ataque.

Isto devido ao facto de, com surpresa, o Estrela não ter contado com Ronaldo Tavares na sua convocatória - o avançado de 26 anos não constituiu opção para Sérgio Vieira numa medida preventiva após este ter apresentado desconforto muscular na coxa esquerda. Uma situação clínica que, apesar de não ter sido detetada qualquer lesão, motivou o departamento médico a desaconselhar a sua utilização.

Ronaldo foi afastado dos eleitos para não agravar a situação e, desta forma, não só Kikas repetiu a titularidade que havia conquistado na jornada anterior, ante o Casa Pia, como no banco de suplentes a única alternativa para o eixo ofensivo consistia no versátil André Luiz, capaz de evoluir em todas as zonas do ataque. Apesar das limitações, os tricolores equilibraram forças em terreno adversário e garantiram a conquista de um ponto.

Em simultâneo, Ronaldo repousava e evitava que as queixas evoluíssem para uma lesão. Desta forma, será prevista a sua plena reintegração no regresso dos tricolores ao trabalho, após o plantel ter cumprido uma folga após a igualdade alcançada no Minho. O atacante regressará, por isso, às opções e correrá com Kikas por um lugar no onze num embate no qual poderá defrontar o emblema que o formou.

O avançado luso de ascendência são-tomense aponta ao duelo ante o Sporting, agendado para o fim de semana que imediatamente se segue aos compromissos internacionais, regressando à competição numa temporada na qual contabiliza 22 aparições, divididos por Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal e quatro golos marcados – três para o campeonato e mais um para a Taça de Portugal.

O total restabelecimento de Ronaldo permite a Sérgio Vieira gerir de uma forma mais desanuviada a sua escolha para o eixo ofensivo na receção aos leões, na Reboleira, até porque o restante concorrente, Rodrigo Pinho, continua entregue ao departamento médico na recuperação a uma lesão muscular e já não compete há mais de um mês.