Sporting: problemas são tantos que Rui Borges só utilizou os melhores nove vezes
Quando os melhores jogam menos de um terço dos encontros duma equipa significa que os problemas têm sido muitos. Sobretudo lesões mas também alguns castigos e até participações noutras provas, como a Taça das Nações Africanas (CAN). Falamos da dupla central dos verdes e brancos, em que Ousmane Diomande, 22 anos, e Gonçalo Inácio, 24, são os principais protagonistas mas que juntos de início apenas jogaram em 9 dos 29 jogos já realizados pelos de Alvalade esta época.
São cinco as duplas centrais que Rui Borges já utilizou esta temporada: Diomande/Gonçalo Inácio; Debast/Gonçalo Inácio; Eduardo Quaresma/Gonçalo Inácio; Eduardo Quaresma/Matheus Reis; Eduardo Quaresma/Diomande. Mas desde o primeiro jogo oficial da época que se percebeu que a dupla principal estava em Diomande e Gonçalo Inácio.
Só que depois da Supertaça Cândido de Oliveira, jogada com o Benfica (0-1) no Estádio Algarve a 31 de julho de 2025, este par foi desfeio durante o encontro seguinte, na 1.ª jornada do campeonato, 2-0 ao Casa Pia em Rio Maior no dia 8 de agosto. Nessa partida, problema muscular na coxa direita tirou Diomande aos 58’ (entrou Zeno Debast) e foram mais de dois meses fora das opções do treinador leonino e com isso desfeita a melhor dupla central.
Ainda assim, este par é o que mais vezes jogou junto, enquanto titular, no centro da defesa. Nove vezes ao todo, a 10.ª será na sexta-feira, na receção ao Casa Pia às 20h15 na ronda 18 — regresso do marfinense após participação na CAN, que o afastou dos últimos cinco encontros dos leões, e do português depois de castigo.
Debast com Gonçalo Inácio formam a segunda dupla mais utilizada esta época (8 vezes); segue-se Eduardo Quaresma/Gonçalo Inácio (7); Eduardo Quaresma/Matheus Reis (3); Diomande/Eduardo Quaresma (1). Contas feitas, estão aqui 28 duplas, mas os verdes e brancos contam com… 29 jogos. O que falta é uma… tripla composta por Quaresma, Dimande e Matheus Reis, que jogaram em Munique com o Bayern (1-3 na jornada 6 da UEFA Champions Legue), no único encontro em que Rui Borges usou três centrais assumidamente.
Agora vem aí a Liga outra vez e com ela o regresso da dupla principal, numa altura em que Debast também espreita o regresso após lesão e em que Eduardo Quaresma é o central que está no estaleiro, após operação a fratura do osso da face, na sequência de choque de cabeças com Samu, na meia-final da Taça da Liga com o Vitória de Guimarães (1-2). Já Matheus Reis vai ser usado a lateral-esquerdo, uma vez que Maxi Araújo cumpre jogo de suspensão e Ricardo Mangas está lesionado.
Por fim, contas individuais a todos os leões que esta época foram titulares como centrais. Gonçalo Inácio destaca-se com 24 jogos, 2112 minutos e duas assistências. Matheus Reis vem a seguir com 16 participações, embora maioritariamente como lateral-esquerdo, 691 minutos e duas assistências. Quaresma jogou em 15 partidas (1088 minutos, um golo e uma assistência). Desbast com 13 jogos (855’) e Diomande com 12 (947’) vêm a seguir, números que mostram bem os problemas que as lesões têm significado para o Sporting.
Artigos Relacionados: