16 fevereiro 2025, 21:26
Villas-Boas não vai ao funeral de Pinto da Costa: «A sua palavra foi clara»
Presidente do FC Porto não quer ir contra o desejo do antigo dirigente
Jorge Costa acompanhou os jogadores ao velório, Villas-Boas aguardou pela comitiva no estádio
Poucas horas depois da vitória na visita ao Farense, garantida com um golo solitário de Francisco Moura, e dedicada a Jorge Nuno Pinto da Costa, a equipa de futebol do FC Porto prestou homenagem ao falecido presidente honorário dos dragões.
Tudo sobre o adeus a Jorge Nuno Pinto da Costa
A comitiva regressou à Invicta em voo charter, e depois seguiu diretamente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para a Igreja Paroquial de Santo António das Antas. Liderado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Tavares, que carregou uma coroa de flores, o grupo chegou ao velório pelas 23h50. Junto à entrada da igreja estavam várias dezenas de adeptos, que foram cumprimentando os jogadores à medidas que estes subiam a escadaria.
A fechar a comitiva estava Jorge Costa, diretor para o futebol, que teve uma receção mais fria por parte dos adeptos à chegada. Pelo menos à entrada, já que depois, no momento da saída, o ambiente parecia menos tenso, e houve até quem desse o abraço ao antigo capitão enquanto segredava algo ao ouvido, ou quem lhe pedisse para apertar com os jogadores na luta pelo ambicionado título nacional.
O plantel esteve cerca de dez minutos no interior da igreja, seguindo depois para o estádio, onde prestou nova homenagem, junto do memorial criado entre as portas 23 e 24 do recinto. Aí já esteve o presidente André Villas-Boas, que levou uma coroa de flores, tal como o treinador, Martín Anselmi, enquanto os jogadores carregavam troféus representativos das inúmeras conquistas sob a liderança de Pinto da Costa.
16 fevereiro 2025, 21:26
Presidente do FC Porto não quer ir contra o desejo do antigo dirigente
Ali, entre velas, cachecóis, bandeiras e outros objetos alusivos a uma devoção, houve momentos de silêncio intervalados com aplausos de homenagem.
Diogo Costa foi o porta-voz do grupo, mas apenas em declarações ao Porto Canal: «É um legado muito forte, por tudo o que criou neste clube, pelo ADN que incutiu neste clube. Sempre vi o FC Porto com a imagem dele, é triste vê-lo partir. Era muito importante vencer hoje, por razões óbvias. Queriamos dedicar-lhe a vitória», disse o guarda-redes e capitão dos dragões.
O funeral de Pinto da Costa está agendado para esta segunda-feira, pelas 11 horas.
16 fevereiro 2025, 23:29
Presidente do FC Porto lamenta atitude de Benfica e Sporting