Acompanhe as cerimónias fúnebres de Pinto da Costa
Funeral do histórico presidente do FC Porto agendado para esta segunda-feira

O cortejo segue para o Cemitério do Prado do Repouso, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado, numa cerimónia reservada à família.

Homenagem ao histórico líder azul e branco

O cortejo fúnebre deixa agora o Estádio do Dragão.

Os adeptos começam a abandonar o recinto.

A urna já deixou o relvado do Estádio do Dragão.

Foi solicitado um minuto de silêncio no Estádio do Dragão, mas as claques continuaram a cantar pelo histórico presidente.

A urna dá a volta ao relvado, depois de ter dado duas voltas pelo exterior do estádio, no carro funerário.

Ouve-se agora o hino do FC Porto, pela última vez na presença do corpo de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Respeita-se agora um minuto de silêncio, mas as claques continuam a cantar por Pinto da Costa, o que motiva alguns assobios de outros adeptos.

A urna de Pinto da Costa entra agora no relvado do Dragão, debaixo de enorme ovação

Estádio de portas abertas para a última homenagem ao histórico presidente portista
Família do histórico presidente do FC Porto aceitou disponibilidade da atual direção do clube para que a urna fosse ao estádio

O ambiente no Dragão:

No relvado, onde estão colocadas algumas taças dos inúmeros títulos que conquistou, vai cumprir-se um minuto de silêncio.

Recomeçam os cânticos e palmas quando o carro funerário pára junto da casa de Pinto da Costa a caminho do estádio do Dragão. «Um presidente, só temos um presidente», canta-se.

O caixão com o corpo de Pinto da Costa é colocado no carro fúnebre por, entre outros, os filhos Alexandre e Joana, Sandra Madureira, mulher do antigo líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, que está em prisão preventiva

O carro vai descer a Alameda e segue para o estádio do Dragão, onde já estão milhares de pessoas. Na verdade são três carros, dois deles com coroas de flores que foram entregues na igreja

Terminou a missa e a urna com corpo de Pinto da Costa é colocado no carro fúnebre por, entre outros, os filhos Alexandre e Joana, um neto, Cardinal, jogador de futsal e Sandra Madureira, mulher do antigo líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, que está em prisão preventiva. Grande confusão nestes momentos, com cânticos entoados, muitas bandeiras e fumos azuis. Seguiram-se aplausos.

Enchente no Dragão para despedida a Pinto da Costa

Adeptos começam a ocupar as bancadas do Estádio do Dragão para o adeus a Pinto da Costa

O empresário Jorge Mendes deixou elogios a Pinto da Costa: «O FC Porto perder, se calhar, o melhor presidente a nível mundial. Foi quem catapultou o FC Porto para um nível muito alto e vai ser difícil encontrar alguém como o Pinto da Costa. Era um grande líder e é um exemplo para qualquer clube. Aliás, o FC Porto é Pinto da Costa e o Pinto da Costa é o FC Porto. É merecida esta grande homenagem.»

«Não esqueço o telefonema de Pinto da Costa quando deixei o Governo», diz Santana Lopes

11 horas: Jogadores da equipa profissional do FC Porto, e respetivos treinadores, entram na igreja. De resto, todas as equipas seniores subiram a pé do estádio até à igreja

Jogadores foram prestar homenagem a Pinto da Costa, assim que regressaram à cidade do Porto

João Moutinho, antigo jogador, também present já perto do início da missa

Vários adereços deixados por adeptos entre as portas 23 e 24

Luís Montenegro, primeiro-ministro, prestou declarações à chegada: «Estou aqui para homenagear Jorge Nuno Pinto da Costa, um dirigente icónico do desporto português, uma referência dos valores da promoção da prática desportiva, da promoção do País, hoje recordo sobretudo a forma transversal como se dedicou durante várias décadas a todos os desportos e não só o futebol. Recordo a sua presença assídua todos os fins de semana a ver todas as modalidades, todos os escalões, desde a formação às equipas seniores, das equipas masculinas às femininas, um trabalho que acabou por se repercutir em resultados que animaram a cidade do Porto, o norte de Portugal, Portugal inteiro, comunidade portuguesa pelo mundo e que alavancaram os valores da Portugalidade e promoveram o país por todo o mundo. Grande líder? Sem sombra de dúvidas, independentemente das preferências clubísticas Jorge Nuno Pinto da Costa foi o motor de uma coletividade que é símbolo de Portugal, é credor do respeito de toda a comunidade e órgãos representativos do povo português. Defensor do Porto? Também foi, com as suas opiniões, nem sempre coincidentes com a visão de todas as personalidades, opiniões próprias, característico de quem tem personalidade forte, dizia aquilo em que acreditava, mas sempre veiculando o que acreditava, voz audível no panorama desportivo, mas também cívico e político.»

O FC Porto acaba de informar que o funeral de Pinto da Costa passará pelo estádio, depois do velório.

As equipas seniores das diferentes modalidades do FC Porto estão a subir a avenida, para marcar presença também no velório.

Empresário chega ao velório do histórico presidente do FC Porto acompanhado pelos diretores de Barcelona e Real Madrid, respetivamente

Emílio Butragueño, em representação do Real Madrid, chegou acompanhado do empresário Jorge Mendes e de Deco, um dos diretores do Barcelona.

Dois antigos jogadores na igreja das Antas

Pedro Proença falou aos jornalistas à chegada à Igreja das Antas: «Já ontem transmiti sentimento de tristeza, indubitavelmente um presidente que marcou os últimos 42 anos da história do FC Porto, foi grande impulsionador da independência das competições profissionais, na relação com a FPF, um liguista convicto, que acreditava que o futebol profissional tinha espaço próprio. Morre uma pessoa que teve capacidade e visão, foi presidente da Liga a determinada altura.» Questionado sobre a ausência de condolências de Sporting e Benfica, foi perentório: «Não faço qualquer tipo de comentário sobre isso.»

Chega Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, cargo que vai deixar dentro de dias.

Chega António Salvador, presidente do SC Braga.

António Oliveira também marca presença, mas não quer falar à comunicação social. Tal como Vítor Baía, que entrou pouco antes.

«Privei com ele desde os 13 anos. É um dia triste para mim, para a minha família. Para além de presidente, era um amigo de casa», diz Domingos Paciência, à entrada da igreja.

«Que seja um dia de viragem para tranquilizar os adeptos do FC Porto, que os últimos tempos não têm sido fáceis», diz Nuno Lobo, antigo candidato à presidência do FC Porto.

José Couceiro: «Terei de ser sempre grato, pois, se representei o FC Porto, foi graças a dele. Quanto ao legado, é visível. Sabemos como defendia intransigentemente o FC Porto. O clube e a cidade reconhecem esse empenho.»

Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, muito aplaudido: «Fez muito pela cidade do Porto e país, deixa um legado de ambição inteligente, que sabia descobrir oportunidades, aproveitar com estratégia, vontade, propósito, e com isso mobilizar todos os participantes.» 

Cerimónias fúnebres de Pinto da Costa

Vítor Bruno esteve na igreja, ter-se-á cruzado por instantes com Sérgio Conceição, que chegou com Pepe.

Estiveram também presentes no velório no domingo

Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, está também presente na igreja das Antas.

Fary, presidente do Boavista, marca presença: «Quando fraturei a perna fui duas vezes visitar-me e ofereceu-me uma salva de prata. Peço a Deus que o tenha e onde esteja que seja mais feliz do que aqui na vida, onde esteja que seja maior do que esta terra»

Eis o que está previsto para esta manhã: no final da missa, cujo início, está marcado para as 11 horas, o cortejo desce a Alameda e passa no Estádio do Dragão, rumando ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

Professor José Neto levou uma mensagem de paz: «Ea uma pessoa notável para quem era importante repetir um bom resultado e se calhar até melhorar. É um presidente eterno com um legado também eterno. Trouxe uma flor do meu quintal para colocar, um sinal de paz»

Francisco J. Marques também já chegou, bem como Luís Gonçalves e João Kohler. Dezenas de pessoas reunidas no exterior da igreja das Antas.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, chegou pelas 9.30 horas. «Não morreu, só morre quem desaparece, ele vai continuar», resumiu sobre o momento de pesar. «Tínhamos conversas sem ser sobre o centro de estágio, o momento mais marcante foi sobreviver ao natal e ao aniversário. O que fica é a marca da pessoa, os títulos são estatística, a obra é betão, a pessoa é eterna», comentou ainda.

9.27 horas: Portas da igreja das Antas prestes a abrir

As portas vão abrir para a família poder entrar

Antigo treinador do FC Porto chega à Igreja das Antas, funeral do antigo dirigente dos dragões é às 11 horas
O velório começou às 18 horas de domingo, o funeral será esta segunda-feira, às 11h00.

De referir que, para além do plantel de futebol, várias equipas das diferentes modalidades do FC Porto prestaram homenagem a Pinto da Costa, na igreja ou no memorial do estádio.

«É um legado muito forte, por tudo o que criou neste clube, pelo ADN que incutiu neste clube. Sempre vi o FC Porto com a imagem dele, é triste vê-lo partir. Era muito importante vencer hoje, por razões óbvias. Queriamos dedicar-lhe a vitória», diz Diogo Costa, capitão, ao Porto Canal.

Respeitou-se um momento de silêncio, seguido de uma salva de palmas.

Os jogadores levam várias taças, representativas dos inúmeros títulos conquistados por Pinto da Costa.

O presidente, André Villas-Boas, e o treinador, Martín Anselmi, carregam coroas de flores.

Os jogadores já estão junto ao memorial de homenagem a Pinto da Costa, criado no Estádio do Dragão.

«É um dia muito triste. Pinto da Costa catapultou o FC Porto para uma grande potência mundial. Um génio», disse Jorge Mendes à saída da igreja, ao início da noite.

«O Porto é nosso...», gritam os adeptos enquanto os jogadores regressam ao autocarro.

«Ó Jorge, põe essa malta a correr. Vamos ser campeões», grita um adepto para Jorge Costa, no momento da saída.

O plantel do FC Porto esteve cerca de 10 minutos na igreja.

Muitos adeptos na escadaria da igreja. Cumprimentos para os jogadores e para o treinador, Martín Anselmi, mas Jorge Costa não foi cumprimentado.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Tavares, liderou a comitiva e entrou na igreja como uma coroa de flores.

Jorge Costa, diretor para o futebol, acompanha o plantel

O autocarro da equipa principal de futebol acaba de chegar à igreja das Antas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai marcar presença no velório de Pinto da Costa, na manhã desta segunda-feira. De recordar que o funeral está agendado para as 11 horas.

A equipa do FC Porto já está de regresso à Invicta, depois a vitória sobre o Farense, no Algarve. De recordar que os jogadores vão diretamente ao velório. O presidente, André Villas-Boas, já disse que vai respeitar a vontade de Pinto da Costa e não marcará presença nas cerimónias.

Equipa B do FC Porto marca presença no velório

Técnico passou pela igreja, ao início da noite deste domingo, e no momento da saída foi ladeado por adeptos, que entoavam cânticos referentes à sua passagem pelo banco dos dragões
Antigo capitão dos dragões chegou pouco depois das 19 horas

Pepe e Jorge Mendes também presentes

Sérgio Conceição acaba de chegar ao velório de Pinto da Costa

Augusto Inácio está também presente no velório.

O acesso ao velório respeitará a prioridade dada a quem tem mobilidade reduzida. Essas serão as primeiras pessoas a prestar homenagem a Pinto da Costa.

Centenas pessoas entoaram cânticos dedicados a Pinto da Costa no momento em que a urna do histórico presidente do FC Porto chegou à Igreja Paroquial de Santo António das Antas, onde vai decorrer o velório, a partir das 18 horas deste domingo.

A urna de Pinto da Costa já chegou à Igreja Paroquial de Santo António das Antas, onde vai decorrer o velório, a partir das 18 horas deste domingo.

Velório começa às 18h00, na Igreja das Antas, à mesma hora do Farense-FC Porto
Homenagem antes da partida entre o FC Porto e Colégio Efanor, para a liga de voleibol feminina

Ramalho Eanes fala em «perda para o país»

O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes considerou que a morte de Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, enlutou não só o clube, mas também o país. 

«Creio que a morte de Pinto da Costa terá enlutado não só o Futebol Clube do Porto, mas, também, a cidade do Porto e, ainda, o futebol nacional e, de certo modo, o país», disse numa mensagem enviada à agência Lusa. 

Ramalho Eanes realçou que, com a morte de Pinto da Costa, aos 87 anos, o FC Porto perdeu um «líder que o promoveu de clube regional a clube nacional, dominante, respeitado, também, no futebol europeu e, mesmo, mundial». 

Luís Castro, ex-treinador do FC Porto, reagiu à morte de Pinto da Costa:

O piloto Miguel Oliveira reagiu à morte de Pinto da Costa:

Miguel Oliveira, piloto MotoGP, reage à morte de Pinto da Costa

Rodrigo Conceição, ex-jogador do FC Porto e filho de Sérgio Conceição, reage à morte de Pinto da Costa:

Rodrigo Conceição, ex-jogador do FC Porto e filho de Sérgio Conceição

O empresário americano John Textor também não deixou de comentar a morte do antigo presidente do FC Porto, revelando que ficou marcado por um encontro entre os dois em 2022, ano em que empresário quis ser acionista do Benfica. «Recordar, homenagear e celebrar a vida de Jorge Nuno Pinto da Costa. No início de 2022, num dia esquecível do seu incrível percurso, vivi um dia que irei sempre recordar... Tive o privilégio de conhecer o homem e de aprender com ele sobre os grandes sucessos desportivos das gentes do Futebol Clube do Porto», escreveu, fechando em português: «Até sempre, Presidente dos Presidentes»

O FC Porto faz alterações nas portas do Estádio do Dragão, em homenagem a Pinto da Costa, que morreu no passado sábado, aos 87 anos. Datas, factos e números relevantes na história do ex-presidente ganham forma em cada porta do estádio.

Treinador está em Baku, é o atual selecionador do Azerbaijão, onde o fuso horário é de mais quatro horas do que em Portugal, e só na manhã deste domingo soube da notícia

Mensagem do Sindicato de Jogadores:

«O Sindicato dos Jogadores apresenta as suas condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa.Ao FC Porto, a que dedicou a sua vida, à família, amigos e muitos jogadores que com ele atingiram os mais altos patamares do futebol nacional e internacional, deixamos uma mensagem de conforto e solidariedade.»

Thedoro Fonseca, accionista da SAD do Portimonense, despediu-se do amigo Pinto da Costa.

Declaração do antigo jogador Bruno Alves: «Jorge Nuno Pinto da Costa gratidão , respeito , consideração e admiração . Presidente que me contratou e iniciou o meu sonho . Eterno , obrigado por tudo!

Paulo Pereira, Selecionador nacional de andebol, deixou mensagem:

A ANAF, Associação Nacional de Agentes de Futebol, deixou condolências:

«A ANAF manifesta sentido pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e envia as suas condolências à família e amigos, bem como a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto.

Pinto da Costa, elevou o FC Porto e a sua cidade ao mais alto patamar de destaque mundial. O Presidente deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional e ao País.»

A mensagem de Francisco J. Marques, antigo diretor de comunicação do FC Porto:

Mensagem do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco:

A mensagem de Jorge Costa, histórico capitão portista e agora diretor para o futebol da direção de Villas-Boas
A mensagem de Gianni Infantino, presidente da FIFA, alusiva à morte de Pinto da Costa

Dembélé, adjunto de Sérgio Conceição (no FC Porto, e agora no Milan):

REAÇÃO DE DIOGO COSTA, CAPITÃO DO FC PORTO: «O FC Porto perdeu hoje a sua maior referência, e todos nós, portistas, perdemos um símbolo de dedicação, ambição e paixão pelo clube. Desde pequeno, sempre soube que vestir esta camisola significava muito mais do que jogar futebol. Significava representar uma história construída por um homem que fez do FC Porto um gigante. Ter tido o privilégio de partilhar momentos consigo foi uma honra que guardarei para sempre. O seu legado viverá em cada jogo, em cada conquista e em cada portista que continuar a lutar por este clube. Os meus sentimentos à família e a todos os que sentem esta perda. Descanse em paz, Sr. Presidente».

Bandeiras a meia haste no Dragão

Treinador do Sporting falou brevemente sobre o falecimento do ex-presidente do FC Porto, uma pessoa «marcante» no futebol português

Reação de António Tavares, presidente da Assembleia Geral do FC Porto: «Este é um momento muito triste na vida do FC Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou de uma forma inabalável o seu período de presidência, marcou o nosso clube de uma maneira completamente diferente. Aquilo que é uma marca indelével na sua liderança são os títulos, e aos títulos somaram-se atitudes em defesa do FC Porto. Por isso, é natural que hoje todos os sócios e adeptos do FC Porto sintam o desaparecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa como se fosse alguém próximo ou da sua família. Fica um grande respeito pelo seu legado e que as lições que ele nos deixou possam continuar a ser aprendidas por todos aqueles que vestem a camisola do FC Porto, seja como atletas ou espectadores. Como o presidente André Villas-Boas já disse, Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente dos Presidentes e isso diz tudo».

Homenagem junto ao estádio poucas horas depois da morte do ex-presidente. Vídeo: X @portista_fr

Declaração de Jorge Mendes sobre o desaparecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto entre 1982 e 2024: «É um dia muito triste.Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era no FC Porto, no futebol português e no futebol mundial. Alguém que dedicou a sua vida a uma causa, a do FC Porto, e que com a sua capacidade de liderança transformou o clube numa potência mundial. Foram 42 anos de conquistas, que o elevaram a presidente mais titulado do mundo, por isso no FC Porto haverá sempre um antes e um depois de Pinto da Costa. O seu legado é único, jamais será apagado e perdurará para sempre. Foi um prazer e uma honra imensa ter tido oportunidade de privar com alguém com a dimensão humana e desportiva de um amigo como Pinto da Costa.»

A Federação Portuguesa de Futebol decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados a partir deste domingo até terça-feira.

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa. O antigo presidente do FC Porto faleceu este sábado, aos 87 anos de idade.

O líder honorário dos dragões lutava contra uma doença oncológica há alguns anos, e o estado de saúde agravou-se nos últimos meses.

Pinto da Costa foi presidente do FC Porto durante 42 anos, entre 1982 e 2024. Deixou o cargo em maio do ano passado, ao ser derrotado por André Villas-Boas nas eleições do emblema azul e branco.

Pinto da Costa entrou no dirigismo como chefe da secção de hóquei em patins do FC Porto em 1962, passando, cinco anos depois, para a secção de boxe. Em 1982, depois de ser diretor do futebol, concorreria à presidência do FC Porto, não saindo do cargo desde então. Iniciaram-se aí quatro décadas recheadas de tremendo sucesso, com inúmeras conquistas em todas as modalidades.

No futebol, os pontos altos aconteceram a 27 de maio de 1987, com a conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus, batendo o Bayern Munique na final, e a 26 de maio de 2004, com o 3-0 ao Mónaco na final da Liga dos Campeões jogada em Gelsenkirchen.

Os títulos europeus não ficaram por aí, somando-se uma Taça UEFA (2003), uma Liga Europa (2011), precisamente com Villas-Boas no banco, e uma Supertaça Europeia (1987). Em 1987 e 2004, o FC Porto venceu a Taça Intercontinental.A nível nacional foram 23 campeonatos, com destaque para o penta (entre 1995 e 1999). Entre futebol e modalidades, nos mais diversos escalões, Pinto da Costa deixou os azuis e brancos com mais de 1.300 títulos no palmarés.