Danilo Pereira coloca Portugal no lote de favoritos a ganhar o Euro-2024
Sebastian Frej (IMAGO/Sebastian Frej)

Danilo Pereira coloca Portugal no lote de favoritos a ganhar o Euro-2024

INTERNACIONAL30.11.202314:25

Internacional português falou sobre a Seleção Nacional, o FC Porto, Cristiano Ronaldo, Paris Saint-Germain e o segredo do seu sucesso

Danilo Pereira foi protagonista do terceiro episódio do podcast 1 PARA 1, apresentado por Pedro Pinto. O internacional luso considera que Portugal está no lote de equipas favoritas a vencer o Euro-2024 e teceu elogios ao selecionado Roberto Martínez. 

Carimbada a presença no próximo Campeonato da Europa, só com vitórias, Danilo Pereira não esconde a confiança com que encara a prova. Questionado sobre o segredo do sucesso na fase de apuramento, o internacional luso foi claro: «Acho que foi muito a interação que tivemos entre staff,  equipa técnica e jogadores. Muitas reuniões, muita troca de ideias e isso ajuda a compreender o que é que o staff quer de nós. Não só o treinador em si, mas o restante staff como os adjuntos e os treinadores de guarda-redes.»

O jogador, 70 vezes internacional de quinas ao peito, deixou elogios a Roberto Martínez: «A forma como ele introduz as suas ideias, a forma como ele trabalha também dentro de campo. É uma pessoa muito exigente. A forma como ele explica e tenta transmitir as suas ideias, não só ao grupo mas individualmente. Para que toda a gente saiba o seu ponto forte e o que pode dar à equipa.» 

Durante a conversa com Pedro Pinto, Danilo também falou sobre Cristiano Ronaldo: «Eu tinha 22 anos e não mudou muito. Acho que sente a mesma fome, a mesma ambição de fazer golos. Acho que é o que o define como jogador e é por isso,  também, que ele, aos 38 anos, ainda está na Seleção, porque ainda tem essa fome.»

O FC Porto foi uma fase da minha carreira que é muito importante para mim, não só porque é um clube que guardo no meu coração

Danilo recordou que foi no FC Porto, onde se sagrou campeão nacional por duas vezes, que se projetou no futebol europeu: «O FC Porto foi uma fase da minha carreira que é muito importante para mim, não só porque é um clube que guardo no meu coração. Os meus filhos nasceram no Porto. Continuo em contacto com as pessoas que trabalham no clube e com os meus antigos colegas de equipa. Temos ainda um grupo do WhatsApp em que continuamos a manter contacto. Recordamos sempre aquilo que foi a nossa passagem no Porto. É uma equipa que vai sempre lutar pelo título. Este ano, comparado aos anteriores, não entrou tão bem a nível exibicional. Mas eu acho que é um clube que sabe sempre ganhar, mesmo que as exibições não sejam assim tão fortes.»

O Vitinha tem uma mentalidade muito forte, trabalha, sabe ouvir, sabe aceitar as críticas e agora está tão habituado a mim, que já se estica demais [risos]

A cumprir a quarta temporada no Paris Saint-Germain, Danilo também se referiu a Vitinha: «É um miúdo que me deixa muito orgulhoso. Eu saí do FC Porto, mas continuei a acompanhar o FC Porto e vi a progressão dele como jogador. Não o conhecia tão bem como pessoa, e depois tive a felicidade de o ter aqui. De poder fazer parte da integração dele aqui em Paris, que não é fácil. Tem uma mentalidade muito forte, trabalha, sabe ouvir, sabe aceitar as críticas e agora está tão habituado a mim, que já se estica demais. A culpa foi minha. Dei muita liberdade [risos]

No final da conversa, Danilo escolheu Zicky Té, jogador de futsal do Sporting e da Seleção Nacional, como um dos atletas de alto nível que não conhece e com quem gostaria de trocar impressões pessoalmente. 

Zicky Té: «Em longevidade, João Matos é o Cristiano Ronaldo do futsal»

24 novembro 2023, 09:40

Zicky Té: «Em longevidade, João Matos é o Cristiano Ronaldo do futsal»

Em Alvalade a fome de vencer é constante e o pivô diz que o clube vai voltar a lutar por todos os troféus. A importância do ADN leonino é ressalvada pelo internacional português, que não se coíbe de elevar o capitão ao mais alto patamar. De qualidade e de dedicação. Daí a comparação com o astro CR7, outro dos símbolos do Sporting.