Rivas furou bicicleta de Muñoz (crónica)
De reviravolta em reviravolta. Assim foi o encontro entre UD Leiria e Felgueiras, referente à 14.ª jornada da Liga 2, realizado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, na cidade do Lis.
Depois de uma primeira meia hora de equilíbrio e sem grandes situações de perigo junto das duas balizas, eis que até ao intervalo houve muito para contar. A começar pelo tento inaugural, apontado por Pedro Rosas (32’), na sequência de um lance que contemplou vários ressaltos, mas que na insistência foi devidamente aproveitado pelo camisola 5 dos durienses, que atirou colocado, de pé esquerdo, não dando hipótese de defesa a João Bravim.
A reação dos unionistas não demorou a chegar e apareceu com elevada nota artística. Aos 41 minutos, e depois de um lançamento de linha lateral, na projeção da grande área contrária, do lado direito, Dieu Michel desviou de cabeça, Lucho Vega fez o mesmo e Juan Munoz, sem pedir licença, desenhou um pontapé de bicicleta que levou a bola a anichar no fundo das redes da baliza à guarda de Felipe Scheibig (hoje titular em detrimento de Cristiano Figueiredo). Mas que golaço, para ver e rever, do capitão do emblema leiriense.
E ainda antes do intervalo surgiu a (primeira) cambalhota no marcador. Felipe Scheibig errou numa saída de bola, Dieu Michel agradeceu e assistiu… Juan Munoz, que aproveitou e rematou de primeira, de pé direito, para o 2-1.
O espetáculo continuou a ser de bom nível na etapa complementar, com ocasiões de parte a parte, mas os golos voltaram a aparecer apenas na reta final desse período. E quem saltou para a ribalta foi Mario Rivas, que acabou por ofuscar o seu compatriota que estava do outro lado da barricada. Aos 72 minutos, o ponta de lança espanhol - que é irmão de Óscar Rivas, defesa-central que representa o Vitória de Guimarães - aproveitou uma defesa incompleta de João Bravim, após remate de Michel Costa, e empatou novamente a contenda.
O duelo estava completamente em aberto e percebia-se que o triunfo poderia cair para qualquer lado. Dieu Michel, por duas vezes, não aproveitou para os da casa, Michel Costa também desperdiçou do lado dos durienses. Quem teve (literalmente) cabeça foi Mario Rivas, que no último lance do desafio, e na sequência de um pontapé de canto batido por Vasco Moreira, chegou ao bis e selou a vitória da equipa orientada por Agostinho Bento.
A UD Leiria chega ao terceiro jogo consecutivo sem vencer - o último sucesso foi a 22 de novembro, diante do 1º Dezembro (3-1) e para a Taça de Portugal -, já o Felgueiras colocou fim a um jejum de sete encontros sem conhecer o sabor do triunfo - 2-0 ao Feirense, a 5 de outubro.