Chicharito, jogador do Chivas
Chicharito, jogador do Chivas - Foto: IMAGO

Chicharito pede desculpa após comentários sexistas

Avançado foi multado pela Federação mexicana

Javier Hernández, mais conhecido no mundo do futebol como Chicharito, manifestou o seu arrependimento por «qualquer confusão ou desconforto» que as suas palavras possam ter causado, após ter sido multado pela Federação Mexicana de Futebol devido a comentários sexistas nas redes sociais.

Num comunicado conjunto divulgado na quarta-feira pela Federação e pelas ligas de futebol mexicanas masculina e feminina, afirma-se que os comentários de Chicharito violaram as suas políticas de igualdade de género. Acrescentaram ainda que, com a sua declaração, o internacional mexicano «promoveu estereótipos sexistas».

As mulheres hoje em dia estão a falhar. Estão a erradicar a masculinidade e a tornar a sociedade mais sensível do que nunca. Abracem a vossa energia feminina a cuidar, nutrir, criar filhos, limpar e manter a casa. O lar é o lugar mais importante para um homem. Não tenham medo de ser mulheres e deixem-se guiar pelo homem que mais deseja a vossa felicidade. Nós, como homens, carecemos de determinação. Mas vocês, mulheres, também precisam de aprender a aceitar e respeitar a masculinidade. A verdade pode ser difícil por vezes, mas, se conseguirmos, talvez possamos criar a sociedade que sempre desejámos», foram as palavras do avançado de 37 anos, que geraram polémica. 

A Federação aplicou uma multa e emitiu um aviso, afirmando que poderiam ser aplicadas sanções mais graves caso o jogador repetisse comportamento semelhante.

«Lamento profundamente qualquer confusão ou desconforto que as minhas últimas palavras possam ter causado. Nunca foi minha intenção limitar, magoar ou dividir», escreveu Chicharito, nas redes sociais.

«Estou a ouvir, a refletir e, no futuro, irei expressar-me com maior clareza, especialmente em questões tão sensíveis. Acredito que a mudança começa comigo mesmo. Vou aproveitar esta oportunidade para aprender, evoluir e continuar a trabalhar para ser uma versão melhor de mim mesmo, baseada na honestidade, no amor à minha família, nos meus valores e no amor por todos vocês...», acrescentou.

Chicharito é o melhor marcador da seleção mexicana, com 52 golos em 109 jogos. Na Europa, jogou por Manchester UnitedReal MadridLeverkusenWest Ham e Sevilha. Depois de uma passagem pela MLS, no LA Galaxy, regressou ao país natal e juntou-se ao Deportivo Guadalajara. 

Ao longo da sua carreira, conquistou dois títulos da Premier League, com os red devils, em 2011 e 2013, tendo em 2011 chegado à final da UEFA Champions League, onde perdeu por 1-3 com o Barcelona. Em 2014, venceu o Mundial de Clubes com o Real Madrid e, em 2020, conquistou a UEFA Europa League com o Sevilha. 

Sugestão de vídeo: