Carlos III proclamado Rei
O príncipe Carlos foi proclamado rei de Inglaterra na manhã deste sábado, numa cerimónia que foi transmitida na televisão pela primeira vez.
O ato no Palácio St. James em Londres, que proclamou Carlos III como sucessor de Isabel II decorreu no chamado Conselho de Adesão - que informa da morte do rei e da sua sucessão -, com membros da família Real (o filho William e a mulher Camilla), do governo (também antigos primeiros-ministros), e o Arcebispo da Cantuária, mas sem Carlos.
O novo monarca fez sexta-feira a primeira declaração nação, recordando a mãe e passando o título de príncipe de Gales ao filho William.
Depois do Conselho de Adesão, seguiu-se o Conselho Privado, na sala do Trono, onde Carlos voltou a falar. «O reinado da minha mãe foi inigualável na sua duração, dedicação e devoção. Estou consciente desta herança e dos deveres e pesadas responsabilidades que agora tenho», disse, agradecendo o apoio da mulher Camilla, a agora rainha Consorte.
King Charles III was officially proclaimed Britain‘s monarch on Saturday after the death of Queen Elizabeth II, in the first Accession Council ceremony to be held in 70 years.#KingCharles #QueenElizabethII pic.twitter.com/3GuBsznfg1
— ???? PhoenixCNE News (@PhoenixCNE_News) September 10, 2022
Ao longo da manhã decorrem proclamações noutros locais do reino: Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Todos os presentes assinaram depois a proclamação e Carlos foi anunciado na varanda do Palácio, saudado pela Guarda Real.
The King’s Guard gives three cheers for the newly proclaimed King Charles III https://t.co/qVOUfBnPic pic.twitter.com/BaXfmWEZ9o
— CBS News (@CBSNews) September 10, 2022