Benfica e Sporting de acordo sobre o Marquês: festa preparada por igual
Com o tão desejado título de campeão nacional de futebol ao alcance apenas de Sporting e Benfica, e com um dérbi no horizonte que pode decidir o troféu, a Câmara Municipal de Lisboa tomou a iniciativa de liderar a organização da celebração que vai levar milhares de adeptos ao Marquês de Pombal, com as cores do vencedor da Liga 2024/2025. A autarquia liderada por Carlos Moedas reuniu-se com Sporting e Benfica para acordarem todos os pressupostos de uma organização conjunta para a emblemática rotunda lisboeta. No final, o clube que for campeão paga, em conjunto com a câmara, as despesas da festa.
Esta iniciativa camarária foi do agrado dos dois rivais, que acordaram todos os pormenores do palco que começou a ser montado esta segunda-feira, em pleno Marquês de Pombal, assim como toda a estrutura por onde vão desfilar (e dançar) os futuros campeões nacionais. A BOLA sabe que a decoração do Marquês será toda em luzes LED, o que permitirá que as estruturas físicas que vão ser montadas até sexta-feira sejam de cores neutras e não tenham qualquer alusão às cores de Sporting e Benfica. Quando houver campeão serão exibidas nos ecrãs LED as artes criativas com as imagens, e cores, do vencedor.
Toda a zona da festa, que vai ter lugar no Marquês de Pombal e também no Parque Eduardo VII, vai ser montada até sexta-feira. Na véspera do escaldante dérbi da Luz estará tudo concluído para receber o campeão nacional, que pode então ficar consagrado no sábado, dia 10 de maio.
Se ficar tudo adiado para a última jornada da Liga, então toda a estrutura se manterá até essa ocasião (por agora prevista para 17 de maio), para que nessa noite haja celebração do campeão.
Esta complexa organização, liderada pela Câmara Municipal de Lisboa, está em perfeita articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), que já elaborou o plano de segurança necessário para dar resposta às exigências do acontecimento.
A autarquia lisboeta está muito satisfeita, sabe A BOLA, com o trabalho conjunto que foi desenvolvido com os clubes, a polícia e os demais envolvidos, assim como com a repartição dos custos totais, que devem rondar cerca de meio milhão de euros. O valor da despesa inerente à celebração será, como referido, pago pela Câmara Municipal e pelo clube vencedor.
Autocarros preparados
Nem Sporting nem Benfica querem fazer a festa antes de tempo, mas a verdade é que há questões logísticas a tratar, cada um correndo o risco de, no final, deitar ao lixo alguns produtos. Falamos, por exemplo, das camisolas e cachecóis alusivos a uma conquista que pode não acontecer.
Os clubes precisam de garantir que nada falha no momento de celebrar e, com tanta incerteza, será impossível fazer tudo só depois da decisão do nome do campeão.
Mas se há camisolas e cachecóis que irão parar ao lixo, os autocarros onde o campeão nacional 2024/2025 — jogadores e staff — irá desfilar pelas ruas de Lisboa só serão decorados quando for conhecido o nome do clube vencedor.
Se a equipa liderada por Bruno Lage garantir o título de campeão este sábado, sairá da Luz rumo ao Marquês de Pombal para festejar num autocarro enfeitado com as cores da águia. Se for o Sporting a sagrar-se campeão no dérbi, a equipa de Rui Borges sairá da Luz no mesmo autocarro com que irá entrar para jogar, seguirá para o Estádio de Alvalade para jantar e, depois sim, entrará num autocarro decorado com as cores do leão para os festejos.
Sugestão de vídeo: