ANTEVISÃO Raków-Sporting: Em busca de três preciosos pontos e (mais) um enguiço para quebrar
Sporting vai à Polónia com o pensamento na vitória (IMAGO)

ANTEVISÃO Raków-Sporting: Em busca de três preciosos pontos e (mais) um enguiço para quebrar

INTERNACIONAL26.10.202308:00

Leões ocupam a segunda posição do grupo D, com três pontos - venceu o Sturm Graz (2-1) e perdeu com a Atalanta (0-1), enquanto os polacos ainda não somaram qualquer ponto

O Sporting joga esta quinta-feira, a partir das 17.45 horas, no Zaglebiowski Park Sportowy, em Sosnowiec, a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, diante do Raków, que averbou duas derrotas nas jornadas anteriores. 

No que a história de jogos na Polónia diz respeito, diga-se que o Sporting tem (mais) um enguiço para quebrar. As duas vezes que os leões jogaram em solo polaco foi ambas contra o Legia de Varsóvia, um empate (2-2), em 2012, nos 16 avos de final da Liga Europa, e uma derrota (0-1), em 20126, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Esta quinta-feira, sob o comando de Rúben Amorim, os leões vão tentar reverter o histórico de maus resultados na Polónia, à semelhança do que já aconteceu no ano passado, na fase de grupos da Liga dos Campeões, em que o Sporting alcançou vitória inédita na Alemanha, frente ao Eintracht Frankfurt (3-0), depois de 15 jogos com resultados negativos, e já na presente temporada, o mesmo aconteceu na Áustria, diante do Sturm Graz, os verdes e brancos a vencerem (2-1), após seis jogos (dois empates e quatro derrotas). 

O Sporting chega a este encontro apenas com uma derrota em 11 jogos na época, precisamente para a Liga Europa, em Alvalade, com a Atalanta (1-2), numa altura em que, pela primeira vez, Rúben Amorim conta com o plantel na máxima força, com o departamento médico livre de clientes.  

O Raków, que ainda não pontuou na prova (derrotas com Atalanta, por 0-2, e Sturm Graz, por 0-1) tem tido ascensão meteórica na Polónia. Chegou ao principal escalão há quatro épocas e, desde então, tem deixado o seu cunho: na época passada sagrou-se campeão, já conquistou duas Taças da Polónia (2020/2021 e 2021/2022) e duas Supertaças (2021 e 2022), sempre com uma das três defesas menos batidas. No que concerne a competições europeias, a primeira aparição do Raków só aconteceu em 2021/2022, na Liga Conferência, e caíram no play-off da Champions, onde foram eliminados pelo Copenhaga, sendo esta a primeira vez que o jogam uma fase de grupos da Liga Europa.  

No campeonato polaco, o Raków vem de uma derrota com o Górnik, por 1-2, com o treinador a ver-se limitado nas escolhas, face a uma onda de lesões que assolou a equipa e, aos poucos, esses jogadores têm regressado sem limitações.

Ainda assim, o Sporting tem de contar com uma equipa aguerrida, considerada uma das melhores da Polónia, cujo orçamento permitiu contratar alguns estrangeiros, que nunca dá um lance por perdido, muito física, que gosta de sair a jogar logo lá de trás. 

«Eles correm muito... Sporting tem de fazer um jogo sério»

24 outubro 2023, 08:30

«Eles correm muito... Sporting tem de fazer um jogo sério»

Tomás Podstawski, jogador formado no FC Porto, que joga na Polónia, faz raio x do Raków; alerta para a intensidade e capacidade física do adversário leonino na 3.ª jornada do grupo D da Liga Europa; destaca que sofre poucos golos

Refira-se que o árbitro grego Anastasios Papapetrou foi designado pela UEFA para apitar o Raków-Sporting. Aliás, toda a equipa de arbitragem será grega: Tryfon Petropoulos e Iordanis Aptosoglou serão os assistentes com Andreas Gamaris como 4.º árbitro.  No VAR estarão Angelos Evangelou e Aristotelis Diamantopoulos.

Anastasios Papapetrou (IMAGO)

Raków

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Vladan Kovacevic; Adnan Kovacevic, Zoran Arsenic e Milan Rundic; Fran Tudor, Giannis Papanikolaou, Vladyslav Kochergin e Srdjan Plavsic; John Yeboah, Sonny Kittel e Bartosz Novak

Treinador: Dawid Szwarga 

Lesionados: Stratos Svarnas e Iván López Álvarez

Figura: John Yeboah. Nascido em Hamburgo, na Alemanha, o extremo, de 23 anos, formou-se no Wolfsburg, ainda passou pelas categorias de formação da Mannschaft, mas, este mês estreou-se pela seleção principal do Equador (o pai é ganês e a mãe equatoriana), tendo em vista presença no Mundial-2026. Chegou ao Raków esta época (custou €1,5 milhões) e tornou-se numa importante peça da equipa. Dos 22 jogos que a equipa já realizou esta época foi titular em sete, suplente utilizado oito vezes, marcou um golo e fez quatro assistências. É um jogador rápido, com boa visão de jogo e cria muitos desequilíbrios. 

John Yeboah (IMAGO)

O que diz o treinador, Dawid Szwarga: «Equipa técnica e jogadores vamos encarar este jogo com coragem e convicção. Perdemos os jogos em Sosnowiec por zero um [com o Sturm Graz e a Atalanta], mas em ambos os jogos estivemos perto de marcar. Amanhã vamos esforçar-nos por apresentar um nível igual em todas as fases do jogo, porque só assim se pode ganhar contra esses adversário.»

Sporting

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Esgaio, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves 

Treinador: Rúben Amorim 

Figura: Gyokeres.  Carrega nos ombros o fardo de ser a contratação mais cara da história do Sporting (rendeu €20 milhões aos cofres do Coventry), mas tem justificado cada cêntimo. O internacional sueco, de 25 anos, chegou, viu e marcou! Soma 810 minutos nos nove jogos em que já participou - foi suplente não utilizado frente ao Rio Ave (6.ª jornada da Liga) e diante do Olivais e Moscavide (3.ª eliminatória da Taça de Portugal) -, marcou oito golos, dois deles na Liga Europa, um aos austríacos do Sturm Graz (2-1) e outro aos italianos da Atalanta (1-2). 

Gyokeres (IMAGO)

O que diz o treinador, Rúben Amorim: «A prioridade, em caso de dúvida, é sempre o Campeonato. O principal foco e o que mexe mais com o clube é ser campeão nacional, vamos jogar com a melhor equipa possível, mas só vencer jogos e estar em todas as competições dá força extra para todos os embates. É crucial vencer o jogo e manter onda de vitórias que nos ajuda em momentos maus, ajuda-nos a ganhar os jogos. O principal foco é ser campeão nacional, é difícil, não conseguimos ser seguidamente, e dá-nos a Liga dos Campeões, é uma coisa que mexe muito com o clube, mas entraremos com equipa mais forte para tentar vencer o jogo.»