20 maio 2025, 14:51
Do foco no Mundial ao ruído Mourinho, a Mora que «marca uma era» e à ausência de Quenda: o que disse Martínez
Roberto Martínez convoca 27 para a fase final da competição, na Alemanha, entre 4 e 8 de junho
Roberto Martínez pode levar 26 jogadores à Liga das Nações. Mas devia?
O Quenda é um jogador que está a crecer muito, mas temos o Pedro Neto e o Francisco Conceição nessa posição. É uma situação diferente do Rodrigo Mora.
Roberto Martínez, selecionador nacional, na divulgação dos convocados, na terça-feira
A UEFA anunciou ontem que as seleções podem inscrever 26 jogadores na final four da Liga das Nações, validando a decisão de Roberto Martínez de convocar 27. Mesmo assim, vai ter de cortar um. Pode ser que a escolha seja natural, na lista estão alguns jogadores em relação aos quais há dúvidas físicas — o próprio selecionador mencionou Diogo Dalot e Nuno Tavares na conferência de imprensa em que anunciou os convocados.
20 maio 2025, 14:51
Roberto Martínez convoca 27 para a fase final da competição, na Alemanha, entre 4 e 8 de junho
De qualquer forma, acho que é gente a mais para apenas dois jogos. A França, por exemplo, chamou apenas 25. Quenda não foi porque há Pedro Neto e Francisco Conceição, lembrou Martínez — que têm alternado a titularidade na direita do ataque de Portugal (Bernardo Silva parece ser definitivamente médio). Mas estando os dois disponíveis, que espaço haverá para Trincão? Para quem esteve tanto tempo sem ser convocado, ir à Alemanha para provavelmente jogar na melhor das hipóteses 20 minutos é preferível a entrar de férias duas semanas antes, depois de época tão desgastante? Sinto que o tempo para recompensar uma boa temporada e ir dando oportunidades a jogadores nos treinos é no meio da época, e não 15 dias depois do último jogo oficial.
Nota final: ontem escrevi que Roberto Martínez brincava com a saúde dos jogadores. Foi uma expressão infeliz, parecia afirmar que o selecionador estaria a aumentar o risco de lesões e não era essa a minha intenção, o departamento de fisiologia da FPF é muito profissional e não deixaria ninguém jogar que tivesse um risco elevado, nem Martínez o quereria. O que acho que o treinador não está a fazer é privilegiar o descanso, físico e mental, de alguns jogadores que de qualquer forma pouco ou nada jogarão na Liga das Nações, o que pode eventualmente vir a ter efeitos no rendimento da próxima época. Para prejuízo de clubes, sim, mas também da Seleção.