Bruno Lage antecipa a receção do Benfica ao FC Porto, em clássico da 11.ª jornada da Liga

Passo em falso de Bruno Lage no Benfica

Exibição de Munique criou ambiente indesejável em véspera de clássico

Uma estratégia só é boa quando resulta e aquela que Bruno Lage escolheu para defrontar o Bayern em Munique, na Champions, falhou.

A ideia não seria má, montar uma equipa para jogar num 3x5x2, mas que se viu o jogo inteiro remetida a um 5x3x2, com um ataque completamente inoperante. O Benfica perdeu por 0-1, mas o que marcou verdadeiramente foi a forma como perdeu.

Quando os adeptos tinham esperança que a equipa pudesse agigantar-se contra um adversário poderoso e em palco execional, o que aconteceu foi que ela se diminuiu até ao ponto de ficar irreconhecível quando comparada com o vinha fazendo com Lage no comando.

E o problema de fundo, agora, não está no Bayern, nos jogadores, na estratégia ou na incapacidade para ter bola, ou na derrota; estará, sim, na mensagem do treinador e nas suas consequências.

Claro que o objetivo era vencer o jogo na Alemanha, sabendo-se que frente ao Bayern isso provavelmente só seria possível arriscando pouco não o perder, mas houve respeito a mais pelo adversário, descaraterização demasiada da equipa encarnada. É verdade que com jogos de três em três dias fica muito difícil preparar uma estratégia diferente, mas então a solução estará em manter a ideia de jogo e potenciar a consistência.

A exibição em Munique feriu a autoestima dos adeptos, e provavelmente também a dos jogadores, criando problema indesejado em véspera de clássico, já este domingo, na Luz, frente ao FC Porto. Desta vez, Bruno Lage vai ter mesmo de passar a mensagem certa.