A pressão do dérbi
Gyokeres entre Otamendi e Florentino no dérbi da Luz. IMAGO

A pressão do dérbi

OPINIÃO29.02.202408:00

Duelo entre Benfica e Sporting faz lembrar 2015/2016. Com dérbi decisivo a 5 de março...

O dérbi desta noite não é decisivo, mas pode ter uma grande influência no resto da temporada. Desde logo porque se trata do… dérbi. Sabe-se a importância que tem para os adeptos vencer o eterno rival. Este é daqueles jogos que por vezes salva uma época, nem que seja apenas por impossibilitar que o adversário festeje… E para os próprios jogadores também é igualmente um jogo diferente. Ganhá-lo é sempre, em qualquer circunstância, uma injeção de confiança.

O dérbi de Alvalade não decide nada, como bem frisou ontem Roger Schmidt, fundamentalmente porque se trata apenas da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e só um resultado anormal, daqueles no qual ninguém acredita que possa acontecer, pode deixar uma das equipas com um pé na final do Jamor. Contudo, este dérbi pode muito bem marcar muito do resto da época, principalmente pela negativa, pois uma das equipas sujeita-se a ficar já sob pressão, mesmo faltando três meses para o final da longa caminhada.

O Sporting vem de dois empates consecutivos. O europeu, com o Young Boys, só ganhou importância após a igualdade frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, e um novo desaire pode abalar a grande confiança que os leões foram conquistando com as muitas vitórias somadas. Já o Benfica, que teima em raramente traduzir nas exibições a superior qualidade do plantel, voltou a isolar-se na liderança do campeonato, embora com mais um jogo realizado que os leões, e quer capitalizar esse acréscimo de confiança. Isto numa fase em que o calendário está cada vez mais sobrecarregado e quando se segue, já na noite de domingo, a visita ao… Dragão. Dois jogos grandes no espaço de quatro dias têm, inevitavelmente, um peso suplementar. Quer os resultados sejam positivos ou negativos.

Tudo isto a propósito do grande objetivo das duas equipas, o campeonato, obviamente. Com o FC Porto cada vez mais atrasado na luta pelo título, já poucos têm dúvidas de que se trata de uma corrida a dois. Uma disputa a fazer lembrar a época 2015/2016. A tal que ficou eternizada como a do falhanço de Bryan Ruiz. O Benfica ganhou em Alvalade na 25.ª jornada e saltou para a liderança. Faltavam nove partidas para o fim e poucos consideraram o dérbi como decisivo. Mas foi. Seguiram-se mais oito jogos e Benfica e Sporting ganharam-nos todos! A vantagem de dois pontos que o golo de Mitroglou em Alvalade deu às águias acabou mesmo por ser fundamental. E estava-se apenas no dia 5 de março…

Oito anos depois, vislumbra-se um cenário idêntico. Dérbi na casa do Sporting na 27.ª jornada, com a curiosidade de para quatro dias antes, no início de abril, os eternos rivais voltarem a encontrar-se, na segunda mão das meias-finais da prova rainha, na Luz. Nesse jogo, sim, tudo terá de ficar resolvido. Mas as decisões podem começar bem mais cedo, já esta noite…