Youth League: Benfica começou bem e acabou a golear
Goleada encarnada em Inglaterra. Na terceira jornada da fase de liga da Youth League, o Benfica foi a Newcastle vencer por uns expressivos 5-1 e somar o segundo triunfo na competição.
As águias entraram melhores na partida e quiseram assumir desde cedo o controlo do jogo, com uma estratégia assente na pressão e na circulação de bola. Tiago Freitas (8’) e Francisco Silva (11’) tentaram a sorte, mas foi Gonçalo Moreira a dar o primeiro aviso sério, logo aos 12’, com um remate potente que passou a rasar a barra.
A superioridade do Benfica era evidente, mas foi se desvanecendo após o quarto de hora de jogo. O Newcastle começou acertar nos timings da pressão e até criou alguns calafrios à defesa encarnada, com destaque para Wooster, que, aos 25’, teve tudo para fazer o golo, mas Diogo Ferreira negou o primeiro da partida com uma grande defesa.
Este lance pareceu ter acordado a turma de Vítor Vinha, que voltou a ficar por cima. E, desta vez, a superioridade deu mesmo frutos. José Neto encontrou Eduardo Fernandes dentro da área, o avançado aguentou a pressão e atirou à meia volta para o fundo das redes (35’).
A perder por 0-1, esperava-se uma reação do Newcastle. E os primeiros instantes do segundo tempo até pareciam mostrar isso. 15 segundos após o reatar da partida, Diogo Ferreira voltou a ser chamado à ação, para defender a tentativa de Neave.
Contudo, a resposta inglesa foi sol de pouca dura. Já depois de Gonçalo Moreira ter desperdiçado uma grande penalidade (54’), Francisco Silva apareceu no sítio certo para desviar a recarga a um remate de Eduardo Fernandes e dobrar a vantagem encarnada (57’).
Mas não ficou por aqui. Aos 68’, Eduardo Fernandes bisou ao concluir uma jogada de insistência, que teve vários remates e até uma bola na barra de Gonçalo Moreira, que estava algo azarado.
A sorte do camisola 10 encarnado iria mudar o minuto 77, quando finalizou um grande lance individual e atirou para o quarto golo das águias. Momento emotivo para Gonçalo Moreira, que dedicou o golo ao tio, falecido esta semana.
Até ao final, tempo para mais dois golos. O de honra do Newcastle, apontado por Joe Brayson (88'), e o hat-trick de Eduardo Fernandes, com um desvio certeiro, depois de defesa de Mair a remate de Duarte Soares (90+3').