Yolanda Hopkins na crista da onda mundial em El Salvador
Yolanda Hopkins garantiu a passagem à sexta ronda do Mundial da ISA, em El Salvador, mantendo-se como a única representante portuguesa ainda em prova. Num dia de emoções mistas, a surfista algarvia avançou com autoridade, enquanto Frederico Morais e Guilherme Ribeiro se despediram da competição.
A surfista olímpica venceu com distinção a primeira bateria da quinta fase do quadro principal, somando 11,73 pontos nas suas duas melhores ondas — 6,33 e 5,40 — deixando para trás as peruanas Arena Rodriguez (8,96) e Daniella Rosas (8,03), bem como a australiana Milla Brown (7,43).
Na próxima ronda, Hopkins terá pela frente um desafio exigente contra as australianas Ellie Harrison e Sally Fitzgibbons, e a peruana Arena Rodriguez, numa bateria que pode carimbar o acesso à luta pelas medalhas individuais.
Pelo lado masculino, o dia foi de despedidas. Frederico Morais, ex-top mundial, não conseguiu ultrapassar a sexta ronda das repescagens, terminando em quarto lugar na sua bateria com um total de 10 pontos (5,80 e 4,20). Já Guilherme Ribeiro caiu na fase seguinte, também em quarto lugar, com 12,10 pontos (ondas de 6,10 e 6,00).
Com estas eliminações, Yolanda Hopkins torna-se a última esperança lusa numa prova que já viu sair de cena Afonso Antunes, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot na jornada anterior.
Os Jogos Mundiais da ISA decorrem até 14 de setembro nas praias de La Bocana e El Sunzal, reunindo atletas de 61 países numa das mais prestigiadas competições internacionais de surf.